Topo

Condenação de Eike espelha ascensão e queda do Brasil aos olhos do mundo

Daniel Buarque

04/07/2018 04h59

A condenação do empresário Eike Batista a 30 anos de prisão ganhou destaque internacional e está sendo interpretada no resto do mundo como um símbolo da ascensão e queda do próprio Brasil no cenário global na última década.

Em uma reportagem sobre a decisão da Justiça a respeito de Eike, o "New York Times" diz que sua "ascensão meteórica e queda dramática espelham o ciclo de expansão e crise que sacudiu o Brasil".

Eike foi condenado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro em ação penal derivada da Operação Eficiência, uma das fases da Lava Jato no Rio de Janeiro. Para a mídia internacional, o caso deles é o de um dos nomes mais conhecidos entre os implicados nos escândalos de corrupção no país.

O "NYT" menciona que até mesmo a decisão da Justiça menciona a visibilidade de Eike em sua sentença, alegando que o fato de ele ser conhecido no exterior faz com que seus crimes tenham potencial de contaminar o ambiente e a reputação dos negócios no Brasil.

A associação entre a trajetória de Eike e a do Brasil aparece também nas páginas do jornal francês "Le Monde".

"Transformado em símbolo da grandeza e da decadência do Rio, Eike foi por muito tempo o modelo de sucesso no Brasil", diz.

A importância de Eike para a imagem internacional do Brasil em seu momento de ascensão global, na virada da primeira para a segunda década deste século, foi marcante. Por muitos anos, ele foi apresentado na mídia internacional como um ícone do país que se desenvolvia e chamava a atenção global.

Em um capítulo sobre os símbolos do Brasil no resto do mundo, o meu livro "Brazil, um País do Presente – A Imagem Internacional do 'País do Futuro"' a associação é descrita em detalhes. Em 2010, auge da euforia de investidores estrangeiros com o potencial do Brasil, Eike era o principal ícone das possibilidades de retornos financeiros oferecidos pelo Brasil. Ele aparecia com frequência na TV e nos jornais, e era citado como possível futuro homem mais rico do mundo.

Menos de uma década mais tarde, o Brasil afundou em uma grave crise, e o símbolo da economia que crescia agora foi condenado por corrupção, o que evidencia o quanto as duas trajetórias se espalham.

Apesar da associação estrangeira entre a decadência de Eike e as crises no Brasil, é importante não julgar o país com base apenas no que acontece com o empresário, segundo o jornalista americano Alex Cuadros, autor do livro "Brazillionaires", que trata dos megarricos do Brasil. "Não julgaria o futuro do Brasil com base no fracasso do Eike", disse Cuadros em entrevista ao blog Brasilianismo.

"A queda do Eike me parece mais definitiva do que a do Brasil. O Brasil é maior do que ele. Eike tinha muitos fatores dele. Ele não era só um espelho do Brasil. Era um personagem típico dos empresários dos EUA, grandes vendedores de sonhos. A bolha dele se parece com várias bolhas ao longo da história do capitalismo americano, como a de 2000 e a de 2008", disse.

Outro ponto importante na avaliação internacional sobre a condenação de Eike e sua relação com a imagem do país é a narrativa que o Brasil vem construindo no resto do mundo em relação ao combate à corrupção. A sentenção para o homem que já foi o mais rico do país, de empresários importantes e de políticos que até alguns anos antes tinham muito poder criam no mundo a imagem de que o país está tentando consertar seu sistema político e econômico. mesmo com toda a crise dos últimos anos, ainda há no exterior quem veja como promissor o encaminhamento de processos contra corrupção no Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Condenação de Eike espelha ascensão e queda do Brasil aos olhos do mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts