'Corrupção' e 'problemas' viram marcas da imagem internacional do Brasil
Daniel Buarque
27/04/2018 07h15
Qual a primeira coisa que um britânico imagina quando pensa sobre o Brasil? De acordo com dois ex-diplomatas do Reino Unido, as duas palavras que resumem o país hoje são "corrupção" e "problemas".
Em uma série de entrevistas acadêmicas realizadas em Londres, ex-diplomatas que juntos serviram por mais de uma década em Brasília avaliaram a situação do país internamente e em termos de política externa. Para eles, as crises pelas quais o país vem passando nos últimos anos se associaram ao que se pensa sobre o Brasil, especialmente entre a elite política e econômica estrangeira.
O Brasil está passando por um período difícil, explicou um dos entrevistados, e ainda é incerto se vai conseguir sair da série de problemas em que se encontra ou não.
Em sua avaliação, há muitas dificuldades econômicas, insegurança política, uma eleição presidencial que está chegando e ninguém sabe o que vai acontecer. Mas também um sentimento de que há tensões sociais que não estão sendo tratadas, o que torna o futuro um tanto opaco. Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer no futuro, disse.
Apesar do tom negativo deste resumo do país, os observadores externos avaliam que é preciso pensar a história do Brasil em um longo prazo, e que é possível que o momento atual seja parte de uma melhora da situação do país.
Segundo o outro ex-diplomata ouvido, a corrupção afeta a imagem do Brasil, mas existe uma certa esperança de que o movimento contra ela faça bem ao país.
Para ele, o Brasil sempre aceitou a impunidade no que diz respeito ao comportamento das pessoas na elite da política e dos negócios. Agora, complementa, o país entrou nas investigações de corrupção mais surpreendentes que aconteceram em qualquer lugar do mundo democrático, o que é extraordinário. Isso mudará a forma como as pessoas veem o Brasil, avaliou, e teve um impacto na economia do país, bem como em sua reputação.
Esta avaliação dos problemas do Brasil reflete o que pensam diplomatas, políticos e empresários estrangeiros mais atentos ao país, mas a avaliação deles é de que, entre a população geral, estereótipos mais tradicionais continuam marcando a imagem do Brasil.
As pessoas nas ruas provavelmente têm uma impressão ligeiramente diferente. O que as pessoas sempre souberam sobre o Brasil é de que é a terra do samba, do mar e do sexo. Há uma imagem cultural positiva, disse um dos ex-diplomatas entrevistados.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.