Topo

Polarização esvazia conteúdo da campanha pré-eleitoral do Brasil

Daniel Buarque

24/04/2018 05h36

A radical polarização política que divide os brasileiros desde o impeachment de Dilma Rousseff, e que se acirrou com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está esvaziando o debate sobre o futuro do país. Para o colunista da agência de economia Bloomberg Mac Margolis, o debate pré-eleitoral no país até o momento não tem nenhum conteúdo.

"É impressionante que, mesmo com a raiva pública sobre os fracassos do governo e a proximidade das eleições de outubro, tão poucos da classe política brasileira estejam falando sobre reformas, quanto mais fazendo campanha por elas", diz Margolis em artigo publicado na página de opinião da agência, "Bloomberg View".

O foco do colunista é mesmo a falta de preocupação com reformas da Previdência, tributária e política, que segundo ele são necessárias para diminuir a burocracia e ajudar a recuperar a economia do país.

"Uma década de escândalos políticos, complementada pela investigação histórica da Lava Jato, sequestrou a atenção nacional e gerou desprezo a políticos e sua linguagem política arcana", diz.

Margolis avalia as pesquisas de intenção de voto mais recente, e indica que candidatos sem muito apego a reformas aparecem liderando, enquanto os que tratam mudanças estruturais como necessárias (e ele cita o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin) não conseguem se destacar.

A situação, diz, vira um paradoxo. É preciso convergência para aprovar reformas e unir o país, mas o país está cada vez mais dividido e distante de conciliação.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polarização esvazia conteúdo da campanha pré-eleitoral do Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts