Topo

Prisão de Lula é legítima, apesar de motivação política, diz brasilianista

Daniel Buarque

09/04/2018 05h28

O historiador norte-americano Marshall Eakin alega que é possível analisar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vendo que há erros e acertos dos dois lados da polarização política que divide o Brasil. Para ele, é verdade que não se pode negar que houve intenção política no processo contra Lula, mas ainda assim a Justiça seguiu os procedimentos legais legítimos à medida que o ex-presidente foi investigado e processado.

Marshall Eakin: Tragédia do Brasil é que a corrupção é parte do sistema

Em entrevista ao blog Brasilianismo (concedida antes de Lula se entregar à PF), Eakin avaliou, que os escândalos de corrupção no país já afetaram negativamente a posição global do Brasil, e a comunidade internacional começa a ver o Brasil como inerentemente corrupto e instável politicamente. Isso, segundo ele, pode afetar a capacidade do país de desempenhar um papel de liderança em assuntos internacionais.

Professor da Universidade Vanderbilt, nos EUA, Eakin estuda história brasileira há mais de três décadas, idealizou a criação da Brasa, a Associação de estudos brasileiros nos EUA, e é autor de livros como "Brazil: The Once and Future Country" e "Becoming Brazilians: Race and National Identity in Twentieth-Century Brazil".

Brasilianismo – Qual você acha que é o significado da prisão de Lula?
Marshall Eakin – Este é um momento verdadeiramente histórico e sem precedentes na história do Brasil. Se não me engano, esta é a primeira vez que um ex-presidente é preso por um "crime" não-político. Outros grandes políticos brasileiros foram "detidos" no passado em momentos de crise política, mas nenhum presidente foi preso por acusações civis ou criminais.

Brasilianismo – Lula tem argumentado que ele está sendo perseguido politicamente. O que você acha disso?
Marshall Eakin – Isso é complicado. Acredito que o processo legal tenha sido realizado seguindo o padrão de procedimentos legais, incluindo o voto do STF. Apesar disso, há muitas pessoas interessadas em ver Lula preso porque eles detestam intensamente sua política. A votação no STF, por exemplo, foi profundamente influenciada por considerações políticas –embora seja notável quantos dos juízes que votaram contra o apelo de Lula foram nomeados sob as administrações do PT.

Em suma, não podemos divorciar a política desse processo, mas os promotores seguiram procedimentos legais legítimos à medida que investigaram e processaram Lula.

Brasilianismo – Sua prisão muda a importância de Lula na história do Brasil? Qual você acha que será o lugar dele nessa história do país?
Marshall Eakin – Sim. Mesmo que Lula nunca fosse para a prisão, a evidência contra ele deixa uma mancha em seu lugar de destaque na história do Brasil. Certamente a polarização política hoje e no futuro moldará profundamente as atitudes das pessoas em relação a Lula, tanto no Brasil quanto no exterior. Muito do seu legado, penso eu, dependerá do que acontecer no futuro próximo. Ele irá para a cadeia e cumprirá pena? Ele resistirá e esta resistência provocará uma crise política maior? Será que ele acabará sendo absolvido ou perdoado? Como isso se desenrola nas próximas semanas e meses pode ter um enorme impacto não apenas em como Lula será visto na história do Brasil daqui a muitos anos, mas também no futuro da democracia e da política no Brasil.

Capa do livro "Brazil: The Once and Future Country", de Marshall Eakin

Tenho que dizer, entretanto, que o nível de benefício financeiro de que Lula é acusado é ofuscado em comparação com muitas das outras figuras políticas que foram presas por corrupção durante os últimos três anos. Isso não altera o fato de que ele se beneficiou de "presentes", mas esse nível de influência é pequeno em comparação com os muitos outros políticos e burocratas recebidos por tráfico de influência muito direto.

Brasilianismo – Enquanto ele estava no poder, Lula foi chamado de "o político mais popular da Terra", e esteve associado à ascensão do Brasil na política internacional e na economia. Como você acha que a prisão dele pode afetar a posição global do país?
Marshall Eakin – O escândalo de corrupção, em geral, e os problemas legais de Lula, especificamente, já afetaram negativamente a posição global do Brasil. No curto prazo, afetou profundamente a tão esperada "emergência" do país no cenário mundial desde 2000. No longo prazo, isso poderia afetar a capacidade do Brasil de desempenhar um papel de poder nos assuntos globais, se a comunidade internacional perceber o Brasil como inerentemente corrupto e instável politicamente.

Brasilianismo – Com sua prisão, Lula provavelmente estará fora da corrida presidencial no final deste ano. Como isso vai mudar a disputa?
Marshall Eakin – Esta é uma questão enorme. Se Lula não puder concorrer, quem representará seu grande público? Muito disso depende de Lula. Ele continuará a lutar nos próximos meses para ser um candidato ou reconhecerá a necessidade de apoiar alguém como alternativa? Se ele continuar a lutar, poderá prejudicar gravemente as chances de outros candidatos carregarem a bandeira de seus eleitores, tornando mais difícil a vitória de alguém da esquerda. Eu acho que seria do melhor interesse de suas próprias causas e apoiadores se ele começasse a construir apoio por trás de um candidato alternativo que poderia levar a bandeira em seu lugar.

Sem Lula na corrida, as eleições se tornam mais imprevisíveis e fragmentadas. Também removeria um dos candidatos mais polarizadores e isso oferece a possibilidade (talvez) de que a corrida presidencial seja menos polarizada.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prisão de Lula é legítima, apesar de motivação política, diz brasilianista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts