Mídia estrangeira chama farinata da prefeitura de SP de comida de cachorro
Daniel Buarque
20/10/2017 08h12
A polêmica sobre o alimento processado desenvolvido em São Paulo como parte da política municipal de combate à fome chegou à imprensa internacional. Com tom crítico, jornais estrangeiros chamaram a farinata apresentada pelo prefeito João Doria de "comida de cachorro".
A farinata foi "apelidada de 'comida de cachorro' ao ser apresentada em forma de pequenas bolas parecidas com alimento canino", diz uma reportagem publicada no jornal mexicano "El Universal", com informações da agência de notícias France Presse.
O jornal britânico "The Guardian" aborda a questão a partir da decisão do Ministério Público de investigar o uso do alimento.
"A pobreza, a quantidade de pessoas em situação de rua e o desemprego cresceram nos últimos anos enquanto o Brasil lida com uma grave recessão. Mas nutricionistas atacaram o plano [de usar a farinata] alegando que ninguém sabe exatamente do que ela é feita –ou mesmo se é seguro consumi-la", diz.
Uma reportagem da agência de notícias Associated Press explica que o MP pediu dados sobre a farinata a fim de determinar seu valor nutritivo.
"O granulado é feito de sobras desidratadas, e se parece com pipoca. Ela pode ser misturada a outras comidas, como tortas, ou comida diretamente", explica.
"Grupos de defesa dos direitos humanos criticaram o uso do granulado, dizendo que ele é degradante", diz o texto da agência, publicado em jornais como o "Miami Herald".
Além da polêmica em torno do alimento, os jornais estrangeiros destacaram o fato de que Doria está tentando se lançar como candidato à Presidência.
"Doria é um empresário multimilionário (e ex-apresentador da versão brasileira de 'O Aprendiz') que venceu facilmente a eleição em São Paulo no ano passado, e agora é apontado como um possível candidato nas eleições presidenciais de 2018", diz o "Guardian".
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.