Topo

Deutsche Welle: Julgamento no TSE é um teste para a democracia brasileira

Daniel Buarque

08/06/2017 15h43

A cobertura internacional do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE tem sido modesta durante esta semana, com algumas poucas reportagens apresentando o processo que pode retirar o presidente do poder enquanto a maioria da imprensa estrangeira aguarda o resultado para publicar reportagens e análises sobre a decisão da Justiça e os impactos dela para o país.

Um texto publicado pela rede alemã Deutsche Welle simboliza o tom que domina esta atenção de outros países sobre o Brasil: O julgamento no TSE é um teste de estresse para a democracia brasileira.

"O sistema judicial do Brasil tem aterrorizado políticos e empresários desde a campanha eleitoral de 2014", diz a reportagem, explicando que juízes e procuradores ganharam status de "estrelas do rock" no país.

Se o TSE decidir anular a eleição de Dilma e Temer, diz a DW, o Brasil corre o risco de se aprofundar no caos político, com forte estresse sobre a Constituição.

"Uma eleição indireta seria constitucionalmente correta, mas a administração resultante teria ainda menos legitimidade do que o atual governo Temer", diz o texto. "A maioria dos brasileiros quer ter uma eleição direta, mas a constituição deveria ser alterada para isso acontecer", complementa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deutsche Welle: Julgamento no TSE é um teste para a democracia brasileira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts