Noam Chomsky: PT não conseguiu manter as mãos longe da caixa registradora
Daniel Buarque
18/04/2017 07h22
Ícone do pensamento de esquerda em todo o mundo, o linguista americano Noam Chomsky atacou a corrupção do PT em sua análise mais recente sobre a situação política da América Latina.
Em entrevista ao site "Democracy Now", que também tem um viés de esquerda e que costuma dar espaço a Chomsky, ele criticou o fato de governos de esquerda terem fracassado na tentativa de usar a oportunidade disponível para criar economias sustentáveis e viáveis, e tratou especificamente da corrupção no PT.
"É doloroso ver o Partido dos Trabalhadores no Brasil, que levou adiante medidas importantes, simplesmente não ter conseguido manter as mãos fora da caixa registradora. Eles se juntaram à elite extremamente corrupta, que está roubando o tempo todo, e tomou parte na corrupção, além de ter perdido a credibilidade", disse Chomsky.
Segundo ele, nem tudo está perdido, entretanto, e a esquerda pode se reconstruir no Brasil, desde que tenha uma proposta econômica honesta e programas decentes "sem roubar o público enquanto isso", disse.
Concedida no início do mês, a entrevista de Chomsky ganha ainda mais relevância em meio aos escândalos atuais, como a lista de Fachin. Ela se destacou ainda depois de ter sido mencionada pelo jornalista Clóvis Rossi em sua coluna na Folha.
"Os governos de esquerda que se disseminaram pela América Latina, Brasil inclusive, fracassaram. No caso do Brasil (e também da Venezuela), o fracasso não é apenas das políticas adotadas mas também do ponto de vista ético. Não, não é a análise de algum direitista empedernido mas de ninguém menos que o maior ícone do marxismo, talvez o último marxista relevante ainda existente no planeta, depois que o colapso da União Soviética sepultou todos os demais sob os escombros do Muro de Berlim. Chama-se Noam Chomsky, linguista, filósofo e ativista político, que completará 90 anos em 2018", diz Rossi, que um dia depois se retratou por ter chamado Chomsky de marxista, ainda que ele seja de fato um ícone de esquerda.
Esta não é a primeira vez que Chomsky critica a corrupção no PT, entretanto, e isso não significa uma mudança na sua leitura da realidade brasileira. Em entrevista ao mesmo "Democracy Now", em maio do ano passado, o linguista criticou o envolvimento do PT em escândalos de corrupção, mas ressaltou que o partido havia vencido as eleições presidenciais e que foi afastado do governo por uma elite que o detesta.
"Dilma talvez seja a única política no poder que não roubou para se enriquecer e está sendo retirada do poder por uma gangue de ladrões que o fez", disse então.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.