Topo

'LA Times' é finalista do Pulitzer com fotos sobre surto de zika no Brasil

Daniel Buarque

10/04/2017 19h43

'LA Times' é finalista do Pulitzer com fotos sobre surto de zika no Brasil

A fotógrafa Katie Falkenberg, do jornal americano "Los Angeles Times" foi nomeada uma das finalistas do prêmio Pulitzer, anunciado nesta segunda (10) por conta de um trabalho mostrando a crise de saúde desencadeada pelo zika no Brasil.

Com foco na dificuldade das famílias que tiveram bebês com microcefalia, o trabalho tratava da "Maternidade nos tempos de zika".

"No início de 2016, o nordeste do Brasil se tornou o epicentro de uma epidemia de zika, levando enormes mudanças à vida de milhares de pessoas. Houve um aumento sem precedentes nos casos de microcefalia, uma condição em que bebês nascem com cabeças menores do que o normal, e que é associada a problemas cerebrais", explica Falkenberg, em texto publicado pelo jornal após a nomeação pelo Pulitzer.

A fotógrafa explica ainda que há um forte estigma em torno do nascimento de bebês com microcefalia, e que era preciso ser sensível ao falar com as famílias que seriam retratadas.

"O trabalho final se tornou uma série aprofundada que chamou a atenção para um efeito paralelo e pouco tratado da epidemia de zika: o impacto em comunidades rurais do Brasil que estão entre as mais pobres e negligenciadas", diz.

A epidemia de zika foi um dos assuntos mais abordados pela imprensa internacional ao tratar do Brasil no ano passado. Os principais veículos de comunicação do mundo trataram do surto da doença, dos seus efeitos socioeconômicos, dos riscos ao turismo e à Olimpíada, bem como a onda de rumores e teorias da conspiração que se espalharam pelo país. Em um momento de grave crise na política e na economia, a epidemia ajudou a consolidar a tempestade perfeita de notícias negativas sobre o país.

O Pulitzer de fotografia deste ano foi vencido por E. Jason Wambsgans, do jornal "Chicago Tribune".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'LA Times' é finalista do Pulitzer com fotos sobre surto de zika no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts