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Brasil começa a melhorar sua imagem na mídia internacional, indica estudo

Daniel Buarque

01/03/2017 20h25

Brasil começa a melhorar sua imagem na mídia internacional, indica estudo

O segundo semestre de 2016 deu início a um lento processo de recuperação da qualidade da imagem internacional do Brasil, após meses de crise que empurraram as percepções sobre o país no resto do mundo a seu ponto mais baixo. A análise faz parte do último relatório do estudo I See Brazil, da agência Imagem Corporativa, que avalia regularmente a imagem do país a partir de pesquisas e da abordagem da imprensa internacional a respeito da reputação do Brasil.

"Um ano que pareceu comportar bem mais do que os 12 meses habituais. Assim foi 2016 em diferentes geografias, inclusive no Brasil – onde tendências já presentes em 2015 seguiram seu curso e levaram tanto ao agravamento da crise econômica quanto ao impeachment da presidente Dilma Rousseff", diz o estudo, resumindo o ano de muitos acontecimentos que afetaram a imagem do país no resto do mundo.

Ainda que a cobertura que o resto do mundo faz do Brasil tenha começado a melhorar, segundo o levantamento, apenas 29% das reportagens sobre o Brasil na mídia internacional foram positivas no último trimestre do ano passado –contra 71% de textos com teor negativo.

A tendência de melhora fica perceptível quando os dados dos três últimos meses são comparados ao de todo o ano. Em 2016, 81% das reportagens sobre o Brasil na imprensa estrangeira tiveram teor negativo, diz o estudo.

Brasil começa a melhorar sua imagem na mídia internacional, indica estudo

Na reta final do ano, o país atingiu uma nota 3,04 no índice I See Brazil, metodologia criada pela agência para medir as percepções externas sobre o país. A avaliação é melhor do que a de nota 2,278 registrada no terceiro trimestre, quando o índice começou a perceber uma retomada da imagem do Brasil no mundo, e bem mais alta do que o 1,82 ponto atingido pelo índice na média do ano.

Todos os itens avaliados pelo estudo tiveram nota baixa, mas a avaliação foi negativa especialmente por conta do quesito política, que fechou o ano com média 0,58 pontos.

Na média anual, entretanto, foram justamente as reportagens sobre política e economia que começaram a mudar o tom a partir do segundo semestre, melhorando a imagem do país no índice.

"Três fatores contribuíram para este resultado. O afastamento da presidente Dilma Rousseff, associado à continuidade das investigações do Ministério Público Federal (MPF) e à prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pareciam mostrar que a crise política que vinha desde o fevereiro de 2015 estava arrefecendo", diz o estudo.

O estudo I See Brazil reúne e analisa menções ao Brasil em referências à política, à economia e aos assuntos socioambientais. O estudo considera o que se fala sobre o país em 13 veículos de imprensa internacionais – "Corriere Della Sera" (Itália), "Der Spiegel" (Alemanha), "Economic Times of India" (Índia), "El País" (Espanha), "Financial Times" (Reino Unido), "La Nación" (Argentina), "Le Monde" (França), "South China Morning Post" (China), "The Asahi Shimbun" (Japão), "The Economist" (Reino Unido), "The New York Times" (EUA), "The Toronto Star" (Canadá) e "The Wall Street Journal" (EUA).

A avaliação dessas menções gera o índice I See Brazil, uma nota de 0 a 10 com base nessa análise, buscando traduzir como o país foi visto no exterior naquele trimestre.

A avaliação histórica dessa nota mostrou que a imagem do Brasil na mídia estrangeira alternou do seu ponto mais positivo ao mais negativo em apenas sete anos. Depois de atingir o patamar de 81,1% de notícias de teor positivo nos principais veículos da imprensa internacional no fim da década passada, neste ano o Brasil aparece com enfoque negativo em mais de 80% nas reportagens estrangeiras que citam o país.

Apesar da perceptível retomada na parte final do ano, o trabalho sobre a reputação do Brasil diz que é preciso manter cautela no otimismo, expressão que já era usada no trabalho do trimestre anterior, quando começou a retomada.

"As incertezas com relação a um possível cenário pós-impeachment e a cautela com relação às primeiras medidas do governo Temer fizeram com o tom negativo continuasse alto – embora com algum espaço para o otimismo", avalia.

O trabalho sobre 2016 revela ainda que houve um impressionante aumento da atenção estrangeira sobre o Brasil, fruto do noticiário de crises e também da realização dos Jogos Olímpicos. Segundo o I See Brazil, o volume de reportagens sobre o país no resto do mundo subiu 75,68%, de 1.908 menções ao país em 2015 para 3.352 textos em 2016.

"O foco principal do interesse da mídia externa no Brasil em 2016 foi dirigido a questões relacionadas à política (47,37% do total) – em razão, principalmente, do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff e de temas ligados a corrupção", diz.

O relatório divulgado nesta semana menciona, além dos dados do estudo completo, o livro "Brazillionaires", do jornalista americano Alex Cuadros, como "uma das análises mais interessantes do Brasil feitas no exterior ao longo deste ano".

Em entrevista ao blog Brasilianismo, em julho, Cuadros falou sobre a obra e explicou que os ricos do Brasil merecem um tratado próprio. "A relação entre bilionários e o Estado brasileiro ajuda a entender como o Brasil chegou onde chegou", disse.

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Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

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