Topo

Deu no 'Vox': PEC do Teto é o programa de austeridade mais severo do mundo

Daniel Buarque

15/12/2016 19h37

Deu no 'Vox': Brasil aprova programa de austeridade mais severo do mundo

A Proposta de Emenda à Constituição 55, PEC do Teto, que congela gastos federais pelos próximos 20 anos, restringindo as despesas à inflação do ano anterior, é o programa de austeridade mais severo do mundo, segundo o site americano de jornalismo "Vox".

"Americanos preocupados que Donald Trump pode desfazer os programas sociais do país podem sentir um conforto sombrio ao olhar para o sul: Não importa o que o republicano faça, ele não vai chegar perto das mudanças que vão devastar o Brasil", diz a reportagem publicada nesta quinta.

Segundo o "Vox", como a PEC limita os gastos do governo, "isso significa que os gastos com programas de governo em educação, saúde pública, aposentadorias, infraestrutura e defesa vão, em termos reais, continuar parados em níveis de 2016 até o ano 2037", explica.

O site é uma das mais bem-sucedidas iniciativas de jornalismo multimídia dos EUA nos últimos anos. Seu trabalho é voltado mais à tentativa de explicação dos fatos de que ao trabalho com o noticiário propriamente dito.

A reportagem diz que analistas compararam a PEC do Teto com outros programas de austeridade no mundo, mas que nenhum é tão severo quanto o do Brasil.

Segundo o "Vox", o país continua em "queda livre", e o governo Temer decidiu usar uma "terapia de choque" para tentar recuperar a economia.

"O Brasil está em estado de total caos institucional. Sua grave recessão, que começou em 2014, coincidiu –e emparte foi causada — por crises políticas que levaram a fé dos brasileiros na líderança política do país a uma baixa histórica", diz.

A situação fica ainda pior, explica, porque a PEC vai afetar "especialmente os mais pobres", diz.

Além do "Vox", vários outros veículos estrangeiros de comunicação trataram da aprovação da PEC nesta semana.

Uma reportagem da Radio França Internacional reuniu alguns dos principais comentários, e indica que, segundo a imprensa internacional, a medida deixa maioria dos brasileiros furiosos. Ela diz:

"Com o título 'Protestos explodem em todo o Brasil com aprovação pelo Senado de medidas de austeridades', o jornal norte-americano 'The New York Times' conta que manifestações foram registradas em pelo menos 15 cidades."

"O canal de televisão 'Al Jazeera' conta que um ônibus foi incendiado durante os protestos e que mais de cem pessoas foram presas."

"'Temer apostou a credibilidade de seu governo nas medidas para reduzir os gastos públicos e em sua capacidade de controlar as brigas em um congresso irredutível', analisa o britânico The Guardian."

"A revista francesa Capital também confirma que a PEC, 'uma das principais medidas do governo Temer, que defende a austeridade para tirar o país de uma recessão histórica', tem altos índices de rejeição por parte da população. 'Mais de 63% dos brasileiros querem a demissão de Temer, pois esse plano de austeridade deve afetar os mais pobres', afirma Euronews."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deu no 'Vox': PEC do Teto é o programa de austeridade mais severo do mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts