Imprensa estrangeira compara violência no Brasil à da guerra na Síria
Daniel Buarque
31/10/2016 18h53
A divulgação de dados sobre a violência e a criminalidade no Brasil levou a imprensa internacional a destacar uma comparação entre o número de mortes registrado no país e a mortalidade na Síria, país que vive uma grave guerra civil.
"Enquanto uma onda de crimes atinge o Brasil, número de mortes diárias supera os da Síria", diz o título de reportagem da revista "Forbes". "Brasil tem mais mortes violentas do que a Síria devastada pela guerra em 2015", diz o jornal britânico "The Independent", duas das principais reportagens sobre o tema na mídia internacional.
Apesar de reconhecer que a Síria é um país muito menor, com população de 22 milhões de pessoas, a publicação inglesa ressalta o grave problema da violência no Brasil.
"Apesar de ter caído desde 2014, a taxa de homicídios brasileira em 2015 chegou a 28,6 por 100 mil pessoas, muito mais do que a de 10 por 100 mil que as Nações Unidas consideram o limite da violência crônica", diz o jornal.
Segundo as reportagens, as pressões econômicas estão entre os motivos para o registro de números tão problemáticos.
"Dois anos seguidos de recessão econômica levaram ao aumento dos crimes violentos", diz a "Forbes", que ressalta ainda que o número de pessoas feridas a bala cresceu 6% no ano.
A violência e a criminalidade estão entre os principais estereótipos internacionais associados ao Brasil. A divulgação dos dados e a comparação com um país em guerra ajudam a reforçar ainda mais a imagem de insegurança que o resto do mundo vê no país.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.