Topo

Deu na 'Science': PEC do Teto pode sufocar pesquisas científicas no Brasil

Daniel Buarque

18/10/2016 18h27

Deu na 'Science': PEC do Teto pode sufocar pesquisas científicas no Brasil

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 241, chamada de PEC do Teto de Gastos, pode sufocar as pesquisas científicas no Brasil, segundo reportagem publicada pela revista "Science". Segundo analistas ouvidos pela publicação internacional, o limite dos gastos colocaria uma camisa de força no orçamento de pesquisas do país.

"O orçamento federal para ciência, tecnologia e inovação, aproximadamente US$ 1,5 bilhão, é o menor em dez anos, quando corrigido pela inflação. Agências têm reduzido bolsas tanto em número quanto em valores", diz a reportagem. "A situação é tão crítica que institutos federais de pesquisa estão sofrendo para pagar as contas de energia elétrica."

O tom da reportagem é duro, e os entrevistados apontam que o país está indo no sentido errado ao limitar investimentos em ciência e tecnologia.

Apesar de crítica ao limite de gastos, a revista ouviu o ministro da Ciência, Gilberto Kassab, que diz que a culpa pelo estado da ciência brasileira é do governo de Dilma Rousseff.

A PEC tem sido tema de muitas reportagens sobre o país no exterior. Segundo o jornal britânico de economia "Financial Times", a medida tem forte apoio de investidores e pode ser capaz de driblar a impopularidade do governo e ajudar a economia do Brasil a começar a se recuperar.

"Os planos de Temer para um teto dos gastos e a esperada reforma para controlar os gastos da previdência foram bem recebidos por investidores. Mercados consideram as medidas essenciais para diminuir o crescente déficit do orçamento e restaurar o crescimento em uma economia que enfrenta sua pior recessão em mais de um século", diz o jornal.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deu na 'Science': PEC do Teto pode sufocar pesquisas científicas no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts