Impopular, governo Temer é acusado de roubar e não fazer, diz 'Independent'
Daniel Buarque
19/09/2016 14h58
"O Brasil costumava dizer que seus políticos 'roubam, mas fazem' – o presidente Michel Temer não consegue fazer nem isso".
A ironia é o (longo) título de uma reportagem do jornal britânico "The Independent" sobre a situação política do Brasil depois do impeachment de Dilma Rousseff. Sem direito a uma lua de mel com a política do país, diz o texto, Temer tem enfrentado protestos regulares, e tem baixa popularidade entre os eleitores.
"Para muitos brasileiros, a corrupção é o maior problema do país, e a ironia de que Dilma não foi pessoalmente condenada por fraude, mas Temer sim, não escapou a eles", diz o jornal, indicando que o presidente está inelegível por oito anos, além de ser acusado de ter recebido propina.
Apesar de ser mencionado em escândalos de corrupção, explica, Temer não vai ter facilidade em "fazer" algo pelo país. "No caso de Temer [a frase 'rouba, mas faz'] reflete a esperança de que seu governo ajude o país a sair da crise econômica, o que abafaria os escândalos de corrupção. Depois de cinco meses no poder, entretanto, Temer enfrenta um aprofundamento da recessão", diz.
O jornal explica que o governo deve introduzir cortes "dolorosos" no orçamento, além de flexibilizar as leis trabalhistas, o que tem gerado protestos e preocupações no país.
"Estes dilemas refletem a taxa de aprovação de 14% de Temer na pesquisas de opinião de junho, enquanto apenas 5% dos brasileiros dizem que votariam nele em uma eleição presidencial."
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.