Topo

Alex Cuadros: Impeachment foi voto de censura e pode equivaler a 'trapaça'

Daniel Buarque

02/09/2016 11h29

Alex Cuadros: Impeachment foi voto de censura pode equivaler a 'trapaça'

Por mais que pesquisas indiquem que a maioria dos brasileiros era a favor da saída de Dilma Rousseff da Presidência, "poucos no país parecem entender totalmente o embasamento técnico do seu impeachment", diz a análise do jornalista e escritor americano Alex Cuadros sobre a crise política brasileira, publicada na revista "The New Yorker".

"Na prática, o julgamento do impeachment serviu como um voto de censura em uma presidente que levou o país à maior recessão em décadas", explica, fazendo referência ao mecanismo usado no parlamentarismo para afastar um primeiro-ministro sem apoio político.

Ex-correspondente da rede de economia "Bloomberg" no Brasil e autor do livro "Brazillionaires", sobre os megarricos do país, Cuadros explica ainda que a mudança de governo após o impeachment leva a uma reviravolta na política brasileira, com um encaminhamento que não foi escolhido pela população.

"Enquanto Temer consolida seu poder, talvez a pergunta mais urgente para a democracia brasileira seja se as investigações contra a corrupção vão poder continuar", diz. "Em português, a palavra 'golpe' se referre a 'golpe de Estado' – mas também pode significar 'trapaça"' [ele usa o termo "con" em inglês, equivalente a algo como vigarice, trapaça, ardil].

Para ele, Dilma se defendeu no Senado buscando definir seu lugar na história. "Ao se colocar como heroína trágica lutando pelos pobres, Dilma se afastou das negociações pragmáticas do seu próprio partido com o sistema corrupto", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alex Cuadros: Impeachment foi voto de censura e pode equivaler a 'trapaça' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts