De economia a sexo, escritora 'meio gringa' lista mitos sobre o Brasil
Daniel Buarque
15/08/2016 16h58
Apesar de ser um dos maiores e mais populosos países do mundo, o Brasil ainda é pouco compreendido no exterior, explica a jornalista e escritora Juliana Barbassa em um artigo publicado no jornal americano "Washington Post". Por isso é importante desfazer alguns dos mitos sobre o país – da sexualidade à economia.
Nascida no Brasil, Barbassa é "meio gringa", pois passou mais de 30 anos fora do país, trabalhou como correspondente internacional no Rio e é autora do livro "Dancing with the Devil in the City of God" (que poderia ser interpretado como algo na linha de "brincando com o perigo na cidade de Deus"). Lançada no ano passado, a obra retrata de um Brasil complicado, cheio de problemas, com uma complexidade que vai além dos clichês mais populares no resto do mundo.
Esta mesma abordagem aparece na reportagem publicada agora, em que trata dos mitos sobre o país. A lista é interessante por mostrar o que se pensa sobre o Brasil a partir do exterior, revelando os estereótipos percebidos pela jornalista.
Mito 1 – O Brasil celebra a diversidade e é uma democracia racial – Apesar de ser um país de etnias misturadas, "existe uma hierarquia de raças no Brasil, e a branca está no topo", diz, citando maiores dificuldades econômicas e sociais enfrentadas pelos negros e a forte presença de racismo em todo o país", explica.
Mito 2 – Brasileiros são sexualmente liberados – "A aparente abertura relacionada ao sexo, sexualidade e relações de gênero é marcada por tensões. Ela coexiste com religiosidade profunda, uma postura de direita no governo e bolsões de machismo e homofobia", diz. "A violência sexual também é um problema", complementa.
Mito 3 – Brasil é o coração e a alma do futebol mundial – "A ausência de uma liga competitiva nacional, com times que vendem jogadores talentosos e jovens o mais rapidamente possível, baixou a qualidade do futebol doméstico e esvaziou estádios."
Mito 4 – Brasileiros não se preocupam com a aparência – "Informalidade não é sinônimo de falta de cuidados. Pelo contrário, os brasileiros são os mais cuidadosos do mundo quando se trata de enfeitar, tratar, perfumar e manter-se limpo de forma geral."
Mito 5 – O Brasil é uma economia crescente e em processo de modernização – Depois de crescer bem na década passada, a economia do país começou a desabar. "Para piorar, o Brasil não usou os anos prósperos para fazer muito do trabalho duro que precisaria para crescer no longo prazo", explica.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.