Topo

Marcos Troyjo: Imagem do Brasil após Olimpíada será a de país de contrastes

Daniel Buarque

10/08/2016 19h10

Marcos Troyjo: Imagem que ficará do Brasil após Olimpíada é a de país de contrastes

A imagem que ficará do Brasil após os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é a de um país de contrastes, defende o pesquisador e colunista da "Folha de S.Paulo" Marcos Troyjo em artigo publicado nesta quarta (10).

"A mídia global bomba matérias sobre a beleza e a alegria que marcam o Brasil, mas essa poderosa lente de aumento também exibe no detalhe as nossas mazelas socioeconômicas, a incapacidade de melhorar o meio ambiente a disfuncionalidade de nossa política", argumenta.

Troyjo é economista, diplomata e cientista social, e dirige o BRICLab da Universidade Columbia em Nova York. Ele diz que assistiu à abertura dos Jogos em um estúdio improvisado a serviço de redes de televisão estrangeiras, e que todas as equipes estavam boquiabertas com a qualidade estética e o entusiasmo da festa.

"O Brasil e seus nacionais ainda são muito desconhecidos. (…) Traços básicos de nossa história, geografia e conjuntura apenas agora estão se expandindo aos quatro cantos", explica.

Para ele, enquanto o Brasil ganhou o direito a sediar a Olimpíada quando aparecia como potência emergente, os pilares da ascensão mostraram-se frágeis.

"A mensagem que se emite é menos a de um país cujo futuro brilhante está inercialmente garantido. E mais a de uma sociedade ainda assoberbada por seus gigantescos desafios", diz.

Em um artigo publicado em maio, o colunista alegava que a ideia de que a ascensão da imagem do Brasil no mundo ao longo dos últimos anos deu ao país protagonismo nas relações globais é um erro. Para Troyjo, o Brasil teve uma grande oportunidade e chegou a um "camarote" dessa política internacional, mas se comportou de forma errada e deixou de aproveitar a chance de se consolidar como importante ator naquele palco.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marcos Troyjo: Imagem do Brasil após Olimpíada será a de país de contrastes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts