'Washington Post' resume o Brasil em palavras como 'petralha' e 'coxinha'
Daniel Buarque
03/08/2016 11h45
Um estrangeiro anglófono que vem ao Brasil para a Olimpíada precisa saber mais do que "obrigado" em português para entender o momento atual do Brasil, segundo uma reportagem publicada pelo jornal norte-americano "The Washington Post".
O jornal listou as seis palavras que resumem a situação do país. "A cultura brasileira é muito mais complicada do que 'saudade"', diz, apresentando um glossário do Brasil de hoje.
A palavra da vez, que abre a lista, é "crise". "A palavra crise se tornou uma explicação simplificada para explicar tudo o que deu errado ao longo do último ano", explica.
A publicação diz que estrangeiros também precisam entender a "gourmetização", "ato de tornar tudo, especialmente comidas, mais sofisticado e, consequentemente, mais caro".
Dentro da atual polarização política do país, o "Washington Post" também recomenda saber o que significa "petralha" e "coxinha".
"Estereótipos negativos de um petralha incluem um preguiçoso beneficiário de programas do governo, um sindicalista em greve ou um estudante barbado e fumador de maconha em um curso universitário de sociologia" – "Estereótipos negativos de um coxinha são playboys ricos, vestindo camisa polo com a gola levantada, usando óculos ray-ban comprados em Miami e relógio que ganharam do pai no natal", diz, irônico.
As últimas palavras da lista são "jeitinho" e "zoeira".
O primeiro é definido como "habilidade de se livrar de situações difíceis", enquanto o segundo é referência a brincadeiras, mesmo quando as coisas vão mal.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.