Topo

Ao 'LA Times', Dilma diz não acreditar em envolvimento dos EUA em 'golpe'

Daniel Buarque

05/07/2016 17h29

Ao 'LA Times', Dilma diz não acreditar em envolvimento dos EUA em 'golpe'

A presidente afastada, Dilma Rousseff, disse não acreditar em envolvimento do presidente norte-americano, Barack Obama, e dos Estados Unidos no "golpe", como chama o processo de impeachment que a tirou do poder.

"Não acho que o governo Obama apoie o golpe. Muitas pessoas tentam dizer que o golpe no Brasil tem a ver com intervenção dos EUA em algum momento. Quero dizer que não acredito nisso. É uma explicação pobre. Acredito que o que está acontecendo no Brasil é fruto da dinâmica interna do Brasil", disse, em uma longa entrevista exclusiva concedida ao jornal "Los Angeles Times".

Segundo a publicação, a presidente "ri para não chorar" e consegue comentar a situação do país, incluindo o impeachment, com bom humor – apesar de continuar defendendo uma postura de luta contra seu afastamento.

O jornal trata da sua história política, da impopularidade do seu governo desde a reeleição e da sua proposta de convocar uma nova votação popular, caso o Senado rejeite retirá-la de vez do poder. O periódico ressaltou ainda o fato de que Dilma não é acusada de nenhum crime de corrupção, ao contrário de muitos dos políticos que decidiram por seu afastamento.

Após ser questionada por seus "arrependimentos" enquanto estava no poder, Dilma reagiu com mais um momento de irreverência: "Do que mais me arrependo é de ter tido um vice-presidente", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ao 'LA Times', Dilma diz não acreditar em envolvimento dos EUA em 'golpe' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts