Topo

'Washington Post': Brasil pode ter trocado um governo podre por outro igual

Daniel Buarque

17/06/2016 17h47

'Washington Post': Governo interino pode ser tão podre quanto o anterior

A série de denúncias de corrupção envolvendo o governo do presidente interino, Michel Temer, levou o jornal norte-americano "The Washington Post" a considerar a possibilidade de o impeachment ter  feito o Brasil trocar um governo estragado por outro tão podre quanto.

O jornal analisa a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que disse ter repassado propina a mais de 20 políticos de diferentes partidos, passando por PMDB, PT, DEM, PSDB, PC do B e PP. A denúncia envolve grande parte do governo atual, o que cria problemas para o sistema político do país.

"Se for verdadeiro, o testemunho significa que o partido agora governando o Brasil pode ser tão manchado quanto o que ele substituiu pouco mais de um mês atrás", diz o jornal.

"Agora o homem que sucedeu Dilma, Michel Temer, foi arrastado para o escândalo, junto com as figuras mais poderosas do centrista PMDB", explica o "Washington Post".

A avaliação do jornal ecoa o tom do tratamento que a imprensa internacional tem dado à crise política brasileira. Em vez de tratar o impeachment como correto ou como golpe, as publicações mais sérias têm analisado o quanto todo o sistema político brasileiro parece disfuncional. Do jeito que ele é, não há como funcionar, avaliam – indo muito além de uma simples disputa entre o governo afastado e o interino.

"Muitas das pessoas que se juntaram em protestos nas ruas brasileiras pedindo a saída de Dilma viam em Temer a opção menos ruim. E daí que seu partido também é acusado de corrupção? A presidente anterior teria ido embora e ele poderia introduzir medidas importantes para corrigir a economia quebrada do Brasil e reduzir os gastos públicos. Agora, com a divulgação da lista completa da delação de Machado, eles estão se perguntando se fizeram a escolha certa", diz o jornal.

Segundo o "Washington Post", Temer enfrenta um "dilúvio" de acusações, e o país parece sem saída. O jornal cita declarações da presidente afastada defendendo a realização de um plebiscito convocando novas eleições. "Na situação atual, esta pode ser a única saída", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Washington Post': Brasil pode ter trocado um governo podre por outro igual - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts