Topo

Evento nos EUA diz que crise 'caseira' do Brasil precisa de solução de casa

Daniel Buarque

14/06/2016 07h57

Evento nos EUA aponta que crise 'caseira' do Brasil precisa de solução 'caseira'

Por Diogo Cruz

O conturbado início da administração do presidente em exercício Michel Temer, em meio à grave crise econômica, aos escândalos de corrupção e ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, continua e continuará a repercutir por algum tempo no Brasil e no exterior. Nesta última quinta-feira (9), o Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars promoveu um evento em Washington D.C, nos EUA, com o tema "Brazil under acting President Michel Temer" (Brasil sob administração do presidente em exercício Michel Temer), para discussão dos atuais desafios que o Presidente interino enfrenta diante de tamanha crise política e econômica.

O painel de discussão contou com a participação de Juliano Basile, correspondente em Washington do jornal "Valor Econômico"; Mônica de Bolle, pesquisadora do Peterson Institute of International Economics; Cláudio Couto, professor da Fundação Getúlio Vargas; David Fleischer, professor da Universidade de Brasília; Maurício Moura, diretor da Ideia Inteligência; e Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute.

A discussão girou em torno da atual crise político-econômica enfrentada pelo país, suas causas e os desafios para combatê-la. A recente declaração do ministro Henrique Meirelles repercutiu durante o evento, em que afirmou que a crise atual pode vir a ser a maior da história do país.

O diretor do Brazil Institute, Paulo Sotero, enfatizou que o grande desafio no Brasil hoje é o problema do déficit fiscal, em que se revelou maior que o esperado. Ele considera que o foco do presidente em exercício deve ser na solução deste problema e que, sem ajustar essa questão, ficará difícil endereçar outras questões relevantes para o país.

A pesquisadora Mônica de Bolle foi na mesma linha ao considerar que o maior problema na economia hoje é de ordem fiscal, com causa relacionada ao desmonte, após a Crise Financeira de 2008, da estrutura macroeconômica que funcionou durante muito tempo no país pós estabilização econômica.

Políticas que não levaram em conta a responsabilidade fiscal do país tiveram como consequência o aumento da dívida pública brasileira, que gira em torno de 70% do PIB, avaliada como muito alta para um país emergente.

Também foi unânime que a solução passa pelo Congresso Nacional. O jornalista Juliano Basile ressaltou reformas necessárias, como a tributária, trabalhista, previdenciária e orçamentária.

O professor Cláudio Couto mencionou o grande desafio do atual presidente em conseguir apoio do Congresso para passar medidas de enfrentamento da crise, inclusive através de Emendas Constitucionais, e em construir uma coalização política em que o permita dirigir o país.

Ele considera que a combinação do colapso econômico, dos escândalos de corrupção e da perda do apoio no Congresso foi o principal fator que levou a presidente Dilma a ter que enfrentar o processo de impeachment.

O consultor Mauricio Moura salientou a pesquisa realizada pela Ideia Inteligência, em que 66% da população não tem expectativas quanto ao governo Temer, sob a ótica de que é necessário esperar um pouco para ver o que irá acontecer, e que 92% não acredita que Dilma conseguirá retornar ao Planalto.

Por fim, os escândalos de corrupção desencadeados pela Operação Lava Jato também foram debatidos. A imprevisibilidade e complexidade da situação foi destacada, na medida em que dezenas de delações premiadas estão em andamento. Apesar de afetar negativamente a já fragilizada economia brasileira, a Lava Jato não é causa, e sim parte da solução, de acordo com Juliano Basile, e conta com apoio maciço da população.

A crença é que a crise brasileira é de natureza interna, foi criada por uma série de decisões equivocadas nos últimos anos. E para crise "caseira", a solução também deve ser "caseira".

Diogo Cruz é administrador e atualmente cursa mestrado em política de desenvolvimento internacional na Duke University.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Evento nos EUA diz que crise 'caseira' do Brasil precisa de solução de casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts