Topo

Sistema político é origem da crise vivida no Brasil, diz 'Washington Post'

Daniel Buarque

26/05/2016 07h40

Sistema político é origem da crise vivida no Brasil, diz 'Washington Post'

As regras eleitorais e o sistema político brasileiro são em ampla medida responsáveis pela atual crise por que passa o Brasil, incluindo o processo de impeachment, o afastamento da presidente Dilma Rouseff e as denúncias contra o recém-formado governo interino de Michel Temer. A avaliação foi publicada em um artigo publicado no jornal norte-americano "Washington Post".

Políticos eternamente procurando financiamento, partidos sem organização e poder, grandes interesses que atravessam linhas partidárias e um sistema parlamentar que envolve a formação de uma coalizão com centenas de indivíduos de mais de uma dúzia de partidos, descreve o jornal.

"A democracia brasileira tem apenas 28 anos, ainda está amadurecendo e melhorando. Ainda assim ela se encontra em uma situação difícil. Grande parte da culpa é do sistema eleitoral e de partidos. Talvez a surpresa não seja que o Brasil chegou a este ponto, mas que demorou tanto para chegar lá".

O artigo faz uma longa crítica ao sistema eleitoral proporcional do Brasil, no qual os partidos não definem necessariamente os candidatos que vão fazer parte do Parlamento. "Para se elegerem, candidatos a deputados precisam de votos não para seus partidos, mas para eles mesmos. Eles precisam encontrar formas de aparecer no meio de milhares de outros candidatos em dezenas de outros partidos", explica. "Você pode imaginar o quanto isso é difícil", diz.

O "Washington Post" também critica o sistema de financiamento de campanhas. "As empresas não precisam selecionar partidos específicos para apoiar. Em vez disso, elas tratam as doações como investimento, fazendo como investidores inteligentes: diversificando. Em outras palavras, elas pagam para quase todos os candidatos, independentemente do partido ou se a contribuição é legal", diz. "Mas claro, essas empresas querem algo em retribuição: contratos dos governos", completa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sistema político é origem da crise vivida no Brasil, diz 'Washington Post' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts