Topo

Realizar Olimpíada no Rio é um erro, diz comentarista de TV dos EUA

Daniel Buarque

24/05/2016 09h43

Não adiar ou tirar Olimpíada do Rio é erro, diz comentarista de TV dos EUA

O Brasil e o Comitê Olímpico Internacional cometem um erro ao não adiar ou tirar do Rio de Janeiro a Olimpíada deste ano, segundo o comentarista esportivo da rede de TV Fox, dos Estados Unidos, Aaron Levine.

Em uma apresentação realizada no fim de semana, Levine abordou os problemas relacionados ao vírus zika, e à ameaça da doença para milhares de atletas de todo o mundo, e criticou a decisão de realizar os Jogos mesmo com a epidemia.

"Estamos falando de atletas de nível mundial – homens e mulheres – muitos dos quais têm planos de começar uma família depois de viver o sonho de competir nos Jogos mundiais. Eles não deveriam ter que enfrentar a ameaça de contágio ou pôr em risco suas famílias no que deveria ser a celebração das suas conquistas esportivas", disse Levine.

Ele disse saber que o cancelamento da Olimpíada não é mais uma opção, mas atacou a decisão de criar risco para os atletas.

"Não sou médico – e você pode chamar a mídia de sensacionalista por citar alguns médicos apontando os riscos. Mas em um momento em que estamos preocupados com a propagação do zika, concordo com especialistas que dizem que este provavelmente não é o melhor momento para levar meio milhão de visitantes para o Brasil – e depois de volta a seus países de origem", defendeu.

O argumento é semelhante ao de especialistas que escreveram recentemente no "New York Times".

A instabilidade vivida no país por conta das crises política e econômica, bem como a epidemia de zika e problemas com a organização do evento levaram o jornal norte-americano a debater a possibilidade de que a Olimpíada do Rio ser adiada. A publicação convidou três articulistas para falar sobre o tema e avaliar a possibilidade de os Jogos ocorrerem daqui a três meses, ou mais adiante, quando a situação do país for mais estável.

O pesquisador do departamento de geografia da Universidade de Zurique Christopher Gaffney defendeu que adiar a Olimpíada é o caminho mais seguro. O foco da sua análise é a epidemia de zika, que pode se tornar um problema global por conta do evento no Rio.

"Permitir que minhares de pessoas viagem ao Brasil e depois voltem a seus países seria irresponsável", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Realizar Olimpíada no Rio é um erro, diz comentarista de TV dos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts