Crise econômica explica polarização nos EUA e no Brasil, dizem analistas
Daniel Buarque
08/05/2016 22h21
Capa de livro sobre a polarização política que resume a irracionalidade do discurso radical: "Eu estou certo e você é um idiota"
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que o eleitorado do país está vivendo um momento de extrema polarização, segundo reportagem publicada pela "Folha de S.Paulo". A explicação de cientistas políticos do país para o que causa este fenômeno pode ajudar a explicar o que acontece no Brasil atualmente: É a economia.
Os EUA passaram por uma forte crise econômica no final da década passada, e desde então criou-se um maior radicalismo político no país, dizem.
Em entrevista ao autor deste blog Brasilianismo, quatro estudiosos do tema indicam que este é o motivo também da atual polarização no Brasil – assim como em muitos outros países do mundo.
A polarização americana motivou as entrevistas, mas os pesquisadores indicam que o modelo de radicalização é também é válido para a realidade de outros países, como o Brasil.
"A recessão econômica trouxe a polarização ao mundo inteiro. As pessoas estão chateadas. A crise econômica traz dificuldades para a política. Dificulta a busca por consenso. É mais fácil negociar quando a economia vai bem", disse a professora de Harvard, Jane Mansbridge .
"Talvez não seja uma posição totalmente ideológica. É uma questão mais de sentimentos de que de racionalidade. Isso acontece em parte por causa da economia. Quando a economia vai mal, a vida se torna mais difícil, as pessoas se tornam mais radicais. A economia amplia a competição política", disse Thomas J. Rudolph, autor de "Why Washington Won't Work" (Por que Washington não funciona)
Segundo o consultor James Hoggan, autor do livro "I'm Right and You're an Idiot" (Eu estou certo e você é um idiota), a polarização é resultado de um estilo de discurso político preparado para dividir as pessoas em times que se opõem.
"A polarização é resultado de campanhas de propaganda política voltada a dividir as pessoas. Criou um modelo de política em que o único interesse é vencer. As pessoas estão sendo manipuladas a assumirem essa polarização porque os estrategistas políticos viram que isso funciona. É o que chamo de política Darth Vader, uma campanha de relações públicas ofensiva para mudar a opinião pública e evitar o debate real de ideias", disse.
"Este tipo de discurso é feito para disseminar a raiva, o medo, o ódio em relação ao time oposto. Estamos tão polarizados que os fatos não importam mais. Quando você divide as pessoas em times opostos, você selencia o debate e torna todos cegos para a verdade. Cria-se um estado de tribalismo", completou.
Além do diagnóstico, os pesquisadores indicaram que este tipo de separação política em campos antagônicos é nocivo para a democracia, e impede a negociação, uma das bases do sistema.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.