Brasil está caindo de volta ao Terceiro Mundo, diz site de economia
Daniel Buarque
27/04/2016 10h41
"Mesmo que você não acompanhe a política latino-americana, você provavelmente sabe que o Brasil – abençoado seja seu coração verde e amarelo – está rapidamente sendo rebaixado ao status de Terceiro Mundo", diz o portal norte-americano de análises econômicas "Seeking Alpha".
A avaliação leva em consideração que depois de uma evolução nas últimas dédacas, o país piorou. Agora é preciso ver a situação política e econômica do país, vazamentos "absurdos" de investigações da Justiça, o fato de muitos do Congresso serem acusados de corrupção e o "colapso" financeiro do país – tudo culminando com a possibilidade de impeachment da presidente.
Aqui cabe a ressalva de que o mundo acadêmico não usa mais a classificação dos países em Primeiro, Segundo ou Terceiro Mundos, que é considerada ultrapassada. De forma mais séria, o Brasil é visto como emergente (ou em desenvolvimento). Mesmo assim, é muito comum, especialmente nos Estados Unidos, ver a expressão ainda em uso, especialmente para criticar o subdesenvolvimento, como acontece nesse texto do portal de economia.
Apesar das muitas notícias negativas, o "Seeking Alpha" mostra que há um crescente interesse estrangeiro por investimentos no país.
"Este é um caso claro de um rabo político balançando um mercado-cão. Os mercados estão apostando que qualquer coisa é melhor de que Dilma", diz. Segundo a avaliação, entretanto, o problema é que o mercado está olhando muito para a política e esquecendo de analisar a situação econômica real do Brasil, que é muito mais complicada de que pode parecer.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.