'The Economist" ironiza justificativas de deputados ao impeachment de Dilma
Daniel Buarque
18/04/2016 13h56
Com um chamado sobre "a terrível política brasileira", a revista elencou de forma irônica os motivos apresentados pelos deputados que apoiaram o impedimento da presidente.
"A acusação [contra Dilma] é de que manipulou as contas do governo, escondendo o seu estado crítico. Mas quase nenhum dos deputados federais sequer mecionou isso ao falar na violenta e partidária sessão especial televisionada", diz a revista.
A publicação reuniu 60 das justificativas mais esdrúxulas entre as apresentadas pelos deputados.
"Pelo aniversário da minha neta", "pelas bases do cristianismo", "pela minha mãe", "pelo controle de armas", "pelos idosos e pelas crianças", "pelos médicos do Brasil", "pelos militares de 1964", "pela paz em jerusalém", foram algumas das declarações selecionadas.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.