Topo

No 'Guardian', intelectuais estrangeiros tratam impeachment como 'golpismo'

Daniel Buarque

12/04/2016 09h47

No 'Guardian', intelectuais estrangeiros dizem que impeachment não é democrático

Menos de um mês depois do manifesto assinado por acadêmicos estrangeiros, e aprovado como documento oficial da conferência do grupo de brasilianistas da Brazilian Studies Association (Brasa), uma nova declaração de intelectuais de outros países critica o processo de impeachment no Brasil.

Em carta publicada pelo jornal britânico "The Guardian", um grupo de 19 pensadores e artistas com atuação fora do país diz que o processo para retirar Dilma Rousseff da Presidência não é democrático.

"Estamos extremamente preocupados com os contínuos esforços de partes da direita do Brasil para desestabilizar – e por fim retirar do poder – o governo eleito e constitucional", diz o texto.

"Esta campanha envolveu pedidos e 'mudança de regime' pela retirada da presidente antes do fim do seu mandato. Estas incluíram até mesmo pedidos abertos aos militares para realizar um golpe de Estado", diz.

A carta é assinada por acadêmicos, artistas e políticos britânicos. A lista inclui nomes como o produtor musical Brian Eno, o diretor de estudos brasileiros da Universidade Middlesex, Francisco Dominguez, três parlamentares britânicos, um diretor da União Nacional dos Professores da Inglaterra, Kevin Courtney e a professora Julia Buxton, da Central European University.

O texto fala ainda de uma campanha contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e diz que sindicatos brasileiros denunciaram agressões físicas contra quem apoia o governo.

"Nos opomos a esta tentativa golpista, ecoamos o apoio dado pela Unasul ao Brasil e defendemos a democracia brasileira", finaliza a carta.

Apesar de ser a segunda declaração internacional contra o impeachment de Dilma, e de haver um forte movimento internacional que acredita em perfil pouco democrático do processo contra a presidente, não se pode dizer que a opinião é unânime. Uma evidência disso é o fato de que o debate sobre o manifesto aprovado na Brasa acabou com oposição de alguns membros da associação e com o rompimento de outros que discordaram do texto aprovado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No 'Guardian', intelectuais estrangeiros tratam impeachment como 'golpismo' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts