Entre golpe e tragédia, política do Brasil se desmonta, diz Deutsche Welle
Daniel Buarque
17/03/2016 10h18
"SOS Brasil", diz o título de um artigo publicado na internet pela rede alemã Deutsche Welle (aqui em inglês). Em meio a uma grave crise política e econômica, o país vive um acirramento dos ânimos e uma crescente politização da Justiça, o que é ruim para todos, diz.
"Um golpe ou uma tragédia? Na luta contra a corrupção, a classe política do Brasil desmonta a si mesma", explica a análise escrita pela jornalista Astrid Prange.
"Uma coisa é certa: A presidente Dilma Rousseff não vai conseguir se manter no poder por muito tempo. Seu apoio político está desaparecendo de forma drástica, apesar de ela ter acabado de tornar o ex-presidente Lula como ministro chefe da Casa Civil", diz, explicando que a presidente também está sendo investigada por corrupção e que a indicação do ex-presidente vai ajudar especialmente a Lula, pois ele passa a ter direito a foro privilegiado.
Para a 'DW', Isso é ainda mais trágico no momento em que o país está afundado em uma grave crise política. "Há quatro anos, o país está passando por um doloroso processo de limpeza", diz, explicando que desde o resultado das investigações do Mensalão, políticos começaram a ser presos por corrupção no Brasil.
Apesar da forte crítica política, a rede alemã também questiona a politização da Justiça brasileira. "Por mais importante que seja a luta contra a corrupção, ela também se transformou em uma guerra política no Brasil. Todos estão lutando contra todos e todos lutam por sua própria sobrevivência", diz. "O sistema de justiça do Brasil pode condenar políticos corruptos, mas não pode governar o país".
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.