Topo

Albert Fishlow: Brasil pode viver uma nova década perdida até 2020

Daniel Buarque

10/03/2016 09h51

O Brasil deverá completar, em 2020, uma nova década perdida para sua economia. A avaliação foi feita pelo brasilianista e professor de relações internacionais da Universidade de Columbia, Albert Fishlow. O pesquisador, autor de vários livros sobre a história econômica do país, participou de um debate sobre a crise atual no 'think tank' Council on Foreign Relations, em Nova York. Em seguida ele concedeu entrevista ao "Valor Econômico" e à "Folha de S. Paulo", de onde foram tirados os trechos citados abaixo.

"O PIB per capita do Brasil em 2020 será igual ao de 2010, então, aconteça o que acontecer, será uma década perdida. Mesmo em um cenário otimista, o crescimento geral será baixo"

"Mesmo se adotarmos uma noção otimista de recuperação, começando a partir de 2017, com níveis correntes de einvestimento e assumindo níveis mais altos de recuperação, ainda estaríamos encarando a realidade de um crescimento baixo. Será uma década perdida."

"O que precisamos é de realismo para evitar que, ano após ano, tenhamos que fazer novos planos e eles acabem se transformando naquilo que foi o Plano Cruzado e nos subsequentes."

"É preciso que haja a aceitação de que o gasto do governo está no limite máximo. Quando você diz que vai coletar [mais impostos] 'só por dois anos', acabam sendo seis, e depois sete e oito anos, e aí é hora de ter um novo imposto. É preciso um programa enxuto que prometa às pessoas mudanças em certo período de tempo suficiente para que a mudança ocorra."

Segundo a "Folha", o economista Alberto Ramos, do banco Goldman Sachs, calcula que, em três anos, a recessão provocará queda acumulada de cerca de 10% no PIB per capita. É mais do que o registrado ao longo da chamada "década perdida" dos anos 1980 –entre 1981 e 1992, houve redução cumulativa de 7,6% no indicador

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Albert Fishlow: Brasil pode viver uma nova década perdida até 2020 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts