Topo

Governo britânico alerta turistas do país sobre risco de zika no Brasil

Daniel Buarque

01/03/2016 10h37

Governo britânico alerta turistas do país sobre risco de zika no Brasil

Em meio ao surto de vírus zika no Brasil e à ampla cobertura que a mídia em todo o mundo tem feito a respeito da doença e da sua possível relação com a microcefalia, o governo britânico publicou um alerta sobre os riscos à saúde para turistas do país que querem visitar o Brasil. Na área de seu portal oficial que trata de turismo, o governo publicou uma atualização ressaltanto os riscos para viajantes que escolhem o Brasil como destino.

"Casos de vírus zika transmitido localmente foram confirmados nos últimos dois meses. Você deve seguir as recomendações da Rede Nacional de Saúde e Viagem e discutir seus planos com seu médico, especialmente se estiver grávida ou planejando engravidar", diz a atualização publicada nesta terça-feira (1º).

O alerta publicado por esta rede de informações de saúde para turistas do Reino Unido é mais enfático, e diz que mulheres grávidas devem evitar qualquer viagem ao Brasil que não seja essencial. "No Brasil, entre novembro de 2015 e 20 de fevereiro de 2016, 5.640 casos suspeitos de microcefalia foram registrados", explica, mencionando a possível ligação entre a má-formação de bebês e o vírus zika. A quem pretende viajar independentemente do risco de zika, o portal recomenda tomar medidas para evitar exposição a mosquitos, bem como o uso de repelentes.

O governo norte-americano já havia divulgado comunicado com alerta semelhante, o que demonstra o aumento da preocupação internacional com a doença. Levantamentos iniciais divulgados pelo jornal "O Globo" indicam que o surto de zika já começa afetar os planos de turistas internacionais que querem visitar o Brasil.

Segundo o governo britânico, mais de 217 mil turistas do país visitam o Brasil por ano, e a maioria das viagens se dá sem registro de problemas.

Mesmo assim, a página de recomendações de viagem do governo britânico também alerta os turistas do país ao fato de que o Brasil tem protestos regulares, e que alguns terminam com incidentes violentos. "Evite manifestações", diz. O governo informa ainda sobre greves de serviço público e alto índice de criminalidade.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo britânico alerta turistas do país sobre risco de zika no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts