Jornal argentino cria guia do Brasil por meio da literatura do país
Daniel Buarque
26/01/2016 12h46
"Assim como a música e o cinema refletem determinadas características sociais, é possível conhecer as diversas realidades de um país através da obra de autores clássicos e contemporâneos", diz uma reportagem do jornal argentino "La Nación", que cria uma apresentação da vida no Brasil a partir da literatura do país.
A publicação se baseia em grandes escritores brasileiros para tentar entender o Brasil "além do carnaval, do futebol e das praias": Machado de Assis, Guimarães Rosa, Oswald de Andrade, Graciliano Ramos, Silviano Santiago, João Gilberto Noll, Dalton Trevisan, Milton Hatoum, Clarice Lispector, Chico Buarque e Ferreira Gullar são alguns dos nomes citados pelo mapa traçado pelo jornal.
Segundo o "La Nación", nos últimos anos, editoras argentinas começaram a publicar títulos importantes da literatura brasileira em boas traduções para o espanhol, o que ajuda a apresentar o país aos estrangeiros, mesmo em países vizinhos.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.