Topo

Em alerta por zika, EUA recomendam que grávidas evitem ir ao Brasil

Daniel Buarque

16/01/2016 09h10

A preocupação internacional com a epidemia de vírus zika no Brasil e sua provável relação com o surto de microcefalia atingiu um ponto grave nesta semana. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou que grávidas adiem viagens ao Brasil e outros para 13 locais afetados pelo vírus.

Em um comunicado à imprensa diretores do CDC alertaram que mulheres em qualquer estágio de gravidez "devem considerar adiar suas viagens" e que, aquelas que não podem desmarcar a vinda, devem "conversar com seus médicos e seguir estritamente as medidas de prevenção para evitar serem picadas pelo mosquito" Aedes aegypti.

Este blog Brasilianismo já vem acompanhando a atenção dada ao surto da doença no Brasil no resto do mundo. Desde o ano passado, o zika está deixando a imprensa estrangeira em alerta para a saúde do país. É preocupante que a principal autoridade de um país faça uma recomendação tão grave para que as grávidas evitem o Brasil – isso reforça uma imagem negativa no resto do mundo, de incapacidade de controlar uma doença dentro de suas fronteiras.

Depois de reportagens começarem a destacar o tema no resto do mundo no final de novembro, a atenção global só cresceu, tentando entender o que acontece no país e como o risco pode se espalhar além das fronteiras.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em alerta por zika, EUA recomendam que grávidas evitem ir ao Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts