Brasil fica em 74º lugar em ranking de países com mais terrorismo no mundo
Daniel Buarque
17/11/2015 08h27
Frequentemente apontado pela mídia estrangeira como "um dos países mais violentos do mundo", por conta dos dados e homicídios e criminalidade registrados nacionalmente, o Brasil não costuma ser associado a problemas relacionados ao terrorismo internacional. Enquanto o mundo ainda tenta entender os grandes atentados realizados na última semana em Paris e em Beirute, um levantamento sobre o terrorismo em todo o planeta mostra que o Brasil não está totalmente livre deste problema, entretanto.
O Brasil é o 74º país do mundo com maior incidência de casos de terrorismo, segundo o Índice de Terrorismo Global, um levantamento de atentados realizados ao longo de 2014 em todo o mundo.
Segundo o índice, o Brasil teve três incidentes que podem ser considerados terrorismo registrados no ano passado.
O índice de terrorismo do Brasil (GTI) é 2,21 em uma avaliação que vai de 0 a 10. No total, duas pessoas morreram e três propriedades foram danificadas nos atentados. O relatório completo não detalha que incidentes foram estes, entretanto.
O país subiu seis posições nesse nada elogioso ranking em apenas um ano. Em 2013, o Brasil estava em 80º lugar na lista, com pontuação 1,62.
A maior mudança ocorre em comparação com o ano de 2011, quando o índice não registrou nenhum incidente que possa ser considerado terrorismo no país. No ranking daquele ano, o Brasil aparecia em 122º lugar, e era considerado um país "sem impacto de terrorismo".
O Iraque lídera o ranking, com pontuação mais alta possível, 10, seguido pelo Afeganistão (9,23), pela Nigéria (9,21), pelo Paquistão (9,06) e pela Síria (8,1).
Em 2014, 32.658 pessoas morreram em todo o mundo por causa do terrorismo. O número é 80% mais alto de que o registrado pelo mesmo índice um ano antes. O Estado Islâmico e o Boko Haram são, juntos, responsáveis por 51% dessas mortes, e 78% das vítimas de terrorismo morreram nos cinco países que lideram o ranking. Somente no Iraque, que aparece no topo da lista, foram registradas 9.929 mortes por terrorismo.
O Índice de Terrorismo Global faz uma análise detalhada das tendências da violência deste tipo em 162 países. O estudo é desenvolvido pelo Instituto de Economia e Paz, um "think tank" multinacional voltado ao desenvolvimento de metodologias para estudo da paz. O trabalho investiga os padrões de terror, as metodologias de ataque, as organizações envolvidas e os contextos políticos em uma estrutura geográfica.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.