Topo

Com má reputação no mundo, polícia do Rio é treinada para 'mimar' turistas

Daniel Buarque

30/10/2015 10h46

Uma reportagem da rádio CBN mostra que a preocupação com a imagem do país está bem presente na Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo a reportagem de Lizandra Rodrigues veiculada nesta sexta-feira (30), um curso oferecido aos policiais orienta a dar tratamento especial a turistas estranhgeiros, a fim de minimizar o desconforto.

"Faça com que os turistas se sintam como convidados", recomenda um do módulos do curso, que indica oferecer chá ou café e ser hospitaleiro com os estrangeiros.

Curso orienta policiais civis a oferecerem café ou chá a turistas
(Reprodução / CBN)

Este tipo de orientação está claramente ligado à preocupação com a imagem da polícia do Rio entre estrangeiros, que já é alvo de uma má reputação. Não são raros os relatos encontrados na internet em que turistas criticam o atendimento recebido após alguma ocorrência no país.

Os veículos de imprensa do resto do mundo publicam regularmente reportagens sobre a violência com que a polícia age, usando dados de ONGs como a Anistia Internacional para indicar que a polícia brasileira é uma das que mais mata no mundo – ou que está ligada a corrupção.

Livro trata do choque cultural de estrangeiros no Brasil

A má fama da polícia brasileira é muito detalhada no livro "Culture Shock! A Survival Guide to Customs and Etiquette: Brazil" (Choque cultural! Um guia de sobrevivência sobre costumes e etiqueta: Brasil), escrito pelo austríaco Volker Poelz e publicado em 2009.

"A polícia brasileira tem uma má reputação, o que infelizmente não é desmerecido. Apesar de haver muitos policiais honestos que trabalham duro, policiais brasileiros estiveram envolvidos com o crime organizado, venda de drogas, lavagem de dinheiro e venda de armas e muitos outros crimes violentos. Como os policiais são praticamente imunes, é quase impossível processar os suspeitos", diz.

Poelz explica que a maioria dos estrangeiros raramente vai ser confrontada com os aspectos mais obscuros da polícia brasileira, entretanto, e que já havia uma preocupação diferenciada com os turistas de outros países. "Estrangeiros geralmente são tratados com respeito e deixados em paz."

O livro dá até mesmo dicas de como se livrar de problemas com a polícia através de "jeitinhos" fora da lei. "Se você estiver em uma situação que possa levar a uma extorsão, tenha cuidado com o que você diz. Pense que a polícia quase sempre tem a lei a seu lado. mantenha-se educado e nunca ofereça dinheiro diretamente. Você pode ser acusado de tentariva de suborno. O melhor que você pode fazer é perguntar se há uma forma de resolver a situação. Se for sugerido pagar, então você pode oferecer ao policial a propina pedida para sair da situação rapidamente."

Segundo um policial ouvido na reportagem da rede CBN, é contraditório sugerir "mimar" os estrangeiros quando em algumas delegacias falta até mesmo papel higiênico.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com má reputação no mundo, polícia do Rio é treinada para 'mimar' turistas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts