Topo

Imprensa inglesa noticia 'massacre' e 'genocídio' de indígenas no Brasil

Daniel Buarque

22/09/2015 10h11

Reportagem do 'Telegraph' denuncia massacre de indígenas no Brasil

Os principais veículos de imprensa do Reino Unido publicaram ao longo dos últimos dias reportagens sobre o ataque contra povos indígenas no Brasil. A rede BBC, o "Telegraph", o "Daily Mail" escreveram sobre o tema, destacando a "batalha" pelo território protegido que está sendo constantemente invadido no país.

A rede BBC usou o termo "genocídio" para tratar do tema. "Genocídio é uma acusação emotiva e poderosa contra qualquer pessoa, mas é exatamente o que alguns líderes indígenas dizem que está acontecendo a seus povos por causa da ignorância do governo, senão sua cumplicidade", diz.

"Após décadas de crises, os Guarani, que têm uma taxa de suicídio 34 vezes mais alta de que a média do Brasil, estão perdendo a batalha contra rancheiros impiedosos pelas terras dos seus ancestrais", publicou o "Telegraph".

"Existem cerca de 51 mil guaranis no Brasil. Sua terra está sendo destruída por décadas e está tomada por ranchos com criação de gado e produção de cana-de-açúcar e milho", complementa.

tabloide "Daily Mail" usou dados do mesmo estudo da Survival International, e publicou uma série de fotos bem fortes sobre a violência contra os povos indígenas.

Os jornais ingleses há décadas parecem ser os veículos internacionais mais interessados em temas relacionados a povos indígenas e temas da Amazônia. Há um certo fascínio em ver notícias sobre povos que vivem isolados e sem contato com o resto do mundo. É comum ver notícas e vídeos sobre o tema na mídia britânica, e isso se comprova pelo trabalho do ex-jogador David Beckham, que participou do documentário "Into the Unknown" na região da floresta, assim como o comediante Michael Palin, que dedica uma grande parte do seu livro "Brazil" a uma visita a povos indígenas da Amazônia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Imprensa inglesa noticia 'massacre' e 'genocídio' de indígenas no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts