Crises política e econômica deterioram imagem internacional do Brasil
Daniel Buarque
03/09/2015 09h47
O primeiro semestre de 2015 mudou radicalmente a forma como o Brasil é visto no exterior. Depois de passar anos sendo a "bola da vez", o país passa por um forte encolhimento da qualidade da sua imagem, que se torna mais negativa a cada dia na imprensa do resto do mundo. Como este blog Brasilianismo tem mostrado, a cada dia saem mais reportagens sobre os problemas do país na imprensa internacional, o que simboliza uma grande piora dessa imagem do país.
A deterioração dos indicadores econômicos e a crise política que atingem o país derrubaram a reputação do Brasil, segundo o índice I See Brazil, levantamento mais completo a calcular essa imagem do país no mundo.
Entre janeiro e junho, o índice que pondera as avaliações da imprensa e dos especialistas internacionais e atribui uma nota à percepção do país no exterior marcou 2,057 pontos em uma avaliação que vai de 0 (extremamente negativa) a 10 (extremamente positiva).
Apesar de ser uma nota geral muito baixa, foi uma avaliação melhor de que a do primeiro trimestre, quando a nota da imagem do Brasil atingiu seu pior momento, com 1,483 pontos. A maior marca já atingida pelo índice foi registrada no terceiro trimestre de 2014, quando ele chegou a 5,002 pontos.
Segundo a Imagem Corporativa, agência que faz o estudo, apesar da imensa quantidade de reportagens sobre a recessão econômica, o maior problema de imagem do Brasil é político.
"O I See Brazil Index Política mostrou uma queda de quatro pontos, passando de 5,332 para 1,154 pontos. O I See Brazil Index Economia teve comportamento semelhante, declinando de 4,352 para 2,287 pontos. Apenas o I See Brazil Index Socioambiental ficou estável, subindo de 2,726 para 2,744 pontos", diz o estudo.
Segundo o levantamento, a crise política fez com que o Brasil recebesse mais atenção em alguns veículos da imprensa internacional do que a Copa do Mundo. Nos primeiros seis meses de 2015, explica, houve um aumento expressivo no volume de reportagens publicadas na imprensa internacional sobre o Brasil, passando de 458 para 1.020 registros.
A agência de comunicação analisa as reportagens sobre o Brasil publicadas em oito veículos internacionais de imprensa para criar o índice I See Brazil: o argentino "Clarín", o alemão "Der Spiegel", o espanhol "El País", os britânicos "Financial Times" e "The Economist", o francês "Le Monde" e os americanos "The New York Times" e "The Wall Street Journal".
Considerando que a recessão técnica do país só foi oficializada no segundo semestre, e que a definição do orçamento para o próximo ano com déficit só aconteceu em setembro, é natural esperar que a imagem da economia seja mais negativa na avaliação deste terceiro trimestre, quando o tema está dominando a atenção dada ao país na imprensa internacional. A imagem está ruim, e pode piorar ainda mais.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.