Futebol, Gisele Bündchen e Olimpíada: A imagem do Brasil na Bósnia
Daniel Buarque
21/08/2015 09h45
Brasil é uma ótima definição de Brasil em Sarajevo. O primeiro Brasil, com S mesmo, é um restaurante/bar em uma rua estreita do centro da capital da Bósnia-Herzegovina. A fachada do local capricha no letreiro verde, amarelo e azul. No interior, camisas da Seleção e garrafas de cachaça completam o cenário. Mas a relação com o país fica mesmo apenas nas aparências. Não há nada de brasileiro no cardápio e uma funcionária avisa que o futebol é a única razão para a homenagem.
A distância geográfica do Brasil e a pouca presença de brasileiros na Bósnia contribuem para esse cenário, mas a atuação tímida do Itamaraty é outro fator. O governo brasileiro abriu sua embaixada em Sarajevo apenas em 2011. Até 2012, a Bósnia não tinha representação diplomática no Brasil. O que exemplifica a relação não muito próxima entre os dois países.
Ainda que a Bósnia tenha surgido como país apenas em 1992, após a declaração de independência da Iugoslávia que provocou uma intensa guerra civil entre 1992 e 1995, a aproximação brasileira foi demorada. Isso tem efeitos econômicos. Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Itamaraty, o comércio entre os dois países é pequeno. Atingiu US$ 27 milhões entre 2002 e 2008, caindo para US$ 6,7 milhões entre 2009 e 2012.
A percepção do Brasil entre a população local tende a ser vaga e presa a clichês. Uma conversa sobre Brasil com colegas de trabalho (homens e mulheres) tem resultados interessantes. As associações mais constantes com a imagem do país são futebol (incluindo a Copa do Mundo), sensualidade dos brasileiros, Olimpíada e novelas. Mas há quem arrisque comentar sobre a maior exposição da população negra à exclusão social e sobre o papel dos BRICS, grupo de economias emergentes composto por Brasil, Russia, India, China e África do Sul, na economia mundial como um contraposto a potências ocidentais.
O Brasil não costuma ganhar muito destaque na imprensa da Bósnia. Entre as notícias mais recentes publicadas nos principais veículos do país, temas ligados à sensualidade brasileira tiveram espaço comparável aos das manifestações de domingo. A despedida da modelo brasileira Gisele Bündchen das passarelas foi noticiada pelo site "Slobodna Bosna". A biografia de Andressa Urach narrando sua vida como prostituta de luxo apareceu no "Dnevni Avaz", com destaque para o suposto caso da modelo com o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo.
O mesmo jornal, no entanto, deu espaço para os protestos do último domingo contra Dilma Rousseff. O "Dnevni Avaz" destacou que cerca de 125 mil pessoas foram às ruas em São Paulo para pedir a saída da presidente.
A filial da Al Jazeera nos Balcãs também deu espaço aos protestos, focando na "degradação" da economia brasileira e no aumento dos preços dos alimentos que derrubaram a popularidade de Dilma. Além disso, a Al Jazeera registrou os planos das autoridades do Rio de Janeiro em destacar 85 mil policias e soldados das forças armadas para fazer a segurança da cidade durante as Olimpíadas, mas citando um relatório da ONG Anistia Internacional sobre o elevado número de assassinatos extrajudiciais cometidos pela polícia fluminense.
Gabriel Bonis é pesquisador e mestre em Relações Internacionais pela Queen Mary, Universidade de Londres. Atualmente mora em Sarajevo e é editor do Politike, blog sobre política internacional, direitos humanos e economia.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.