Topo

Crise preocupa vizinhos; 'La Nación' prevê três anos de tormentos no Brasil

Daniel Buarque

30/07/2015 08h06

Reportagem da AFP em espanhol fala sobre crise no Brasil. Jornais da América Latina demonstram preocupação com crise brasileira

A crise política e econômica no Brasil preocupa os países vizinhos na América do Sul, que acompanham com atenção o noticiário relacionado a tensões em Brasília, analisando possíveis efeitos regionais dos problemas brasileiros.

O "difícil momento do Brasil" se tornou tema de um dos editoriais publicados nesta quinta-feira (30) pelo jornal argentino "La Nación". A publicação indica uma grande preocupação dos vizinhos da América Latina com a atual crise política, de corrupção e econômica por que o país está passando, e indica um futuro complicado para os próximos anos.

"Para Dilma Rousseff e para todos os brasileiros, os três anos que ainda restam no atual mandato presidencial têm presságio de tempestade", diz.

O jornal explica os problemas que levaram o país à atual situação, e ressalta que a presidente "deixou o populismo de lado" em favor de uma direção econômica mais ortodoxa. Indica, entretanto, que há um mau humor generalizado em relação à situação do país.

Tem sido comum ler análises e comentários na imprensa em espanhol avaliando com tom de preocupação os efeitos dos problemas enfrentados pelo Brasil. Há jornais que elogiam a postura das investigações contra a corrupção, torcendo por uma ampliação deste tipo de ação em outros países, mas muitos demonstram preocupação com a expansão dos problemas econômicos pela região.

Além do "La Nación", jornais em espanhol trazem nesta quinta uma reportagem da agência de notícias France Presse (AFP) que diz que a incerteza sobre o futuro econômico e político do Brasil é crescente.

"A falta de respaldo [do governo Dilma] voltou a alimentar ideias de submeter a mandatária a um julgamento de destituição, fantasma muito agitado tanto dentro do Congresso quanto em manifestações nas ruas", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Crise preocupa vizinhos; 'La Nación' prevê três anos de tormentos no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts