Deu no 'FT': Religião vira negócio e desafia a crise econômica no Brasil
Daniel Buarque
25/06/2015 09h19
Em meio à crise econômica e à recessão no Brasil, a religião se consolidou como "um dos melhores negócios do país", segundo uma reportagem publicada nesta semana pelo jornal de economia "Financial Times".
"Mesmo enquanto o país enfrenta sua mais profunda recessão em um quarto de século, o chamado 'mercado da fé' deve mais que dobrar e chegar a R$ 25 bilhões", diz.
O jornal fala sobre a ascensão da Igreja Universal, e diz que ela arrecadou "cerca de R$ 21 bilhões em 2011 em contribuições semanais, doações e emissão de cartões de crédito".
"Em contraste com os ensinamentos cristãos tradicionais que defendem que a pobreza é uma virtude, as igrejas evangélicas do Brasil – especialmente as de movimentos neo-pentecostais como a Universal – promovem o consumismo e a riqueza material como sinais da graça de Deus", diz o texto.
Segundo o "Financial Times", entretanto, o "mercado da fé" não se limita às igrejas evangélicas, e envolve, por exemplo, o turismo de milhões de católicos que visitam o santuário de Aparecida, em São Paulo.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.