Topo

Em crise, Brasil se torna mais atraente para turistas estrangeiros

Daniel Buarque

15/06/2015 09h33

Chamada do 'Daily Mail' para reportagem sobre turismo no Brasil

As principais publicações voltadas ao turismo na imprensa internacional eram unânimes, dois anos atrás, em incluir o Brasil em todas as listas de lugares a serem visitados em 2014. O país ia receber a Copa do Mundo e prometia fazer a maior festa da história. Todos ressaltavam, entretanto, alguns problemas para o turista: preços altos, câmbio do real sobrevalorizado, superlotação das cidades, infraestrutura incompleta… Seria um tanto caótico e caro, mas seria uma boa hora para visitar o país.

E então a Copa passou, foi uma grande festa, o caos foi menor que o esperado, e o Brasil entrou em crise às vésperas da Olimpíada. Agora, dizem algumas publicações estrangeiras, é que realmente chegou a melhor hora para visitar o Brasil.

"Apesar da saída desastrosa do Brasil na Copa do Mundo no ano passado (eles perderam de 7 a 1 para a Alemanha na semi-final), os brasileiros estão em alta", diz uma reportagem publicada no tabloide britânico "The Daily Mail".

Uma viagem ao Brasil agora sai mais barata, por conta da mudança do câmbio, que desvalorizou o real. A viagem é mais fácil porque os lugares não estão mais lotados. Apesar da inflação, a demanda de serviços aos turistas é menor, o que torna os preços ainda mais atraentes. Além disso, parte (ainda que pequena) da infraestrutura da Copa ficou pronta, e muito do preparo para receber o turista fica como legado positivo, o que tornou mais fácil a circulação pelo país.

Em um longo texto, o jornal recomenda o atual período como sendo o melhor para visitar o país. Mais barato, mais vazio, mais bem estruturado, diz, o Brasil ainda oferece grandes festas e uma ótima experiência. A crise serviu para tornar o país mais atraente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em crise, Brasil se torna mais atraente para turistas estrangeiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts