Para mídia estrangeira, terraplanismo no Brasil é estimulado por Bolsonaro
Uma convenção que reuniu em São Paulo quem duvida de que a Terra seja esférica, os chamados terraplanistas, ganhou atenção da imprensa internacional. Para observadores externos, a popularização da teoria da conspiração que rejeita a ciência é impulsionada pela situação política do país atualmente, e especialmente pelo presidente Jair Bolsonaro.
"Os terraplanistas brasileiros se sentem impulsionados por Bolsonaro", diz uma reportagem publicada recentemente pelo jornal francês Le Monde.
"No Brasil, 7% da população está convencida de que a Terra é plana. Redes sociais, igrejas evangélicas e teorias da conspiração de alguns membros do governo não ajudam", complementa.
O jornal cita ainda a ligação do governo com Olavo de Carvalho, "guru" do presidente, que declarou não rejeitar o terraplanismo.
A associação entre o governo e o crescimento do movimento terraplanista aparece também em reportagem do jornal britânico The Guardian.
"Uma primeira conferência em São Paulo marca o ponto alto para uma teoria que tem prosperado sob o presidente de extrema-direita Bolsonaro", diz.
"Se você é um terraplanista brasileiro, este é o seu momento", diz o título de uma reportagem da edição italiana da revista Wired.
"Enquanto as redes sociais são responsáveis pelo aumento de terraplanistas, por outro lado, muitos meios de comunicação apontam o dedo para o presidente Jair Bolsonaro, eleito no ano passado", explica.
Uma reportagem publicada na rede de TV americana CNN também comenta o crescimento do movimento das pessoas que acham que a Terra é plana, e menciona o Brasil –mas não fala sobre qualquer ligação com o governo.
"Pessoas em todas as partes deste planeta esférico estão rejeitando a ciência e espalhando a palavra que a Terra é plana", diz.
A revista Newsweek publicou um texto sobre as declarações do ex-presidente Lula após sua saída da prisão, e também mencionou a associação entre o terraplanismo, Olavo de Carvalho e o governo.
"Quando perguntado sobre que tipo de relações o Brasil tem agora com outros países, Lula respondeu: 'Ele não tem relacionamentos. Porque Bolsonaro é ideologicamente guiado por alguém que não acredita que o mundo seja redondo. Ele acha que o planeta é plano"', diz a revista.
O site do Instituto Poynter de Estudos de Mídia usou uma foto de Bolsonaro para ilustrar, em julho, uma reportagem sobre como políticos em vários países "promovem teorias da conspiração para se beneficiar".
O presidente brasileiro não é associado exatamente ao terraplanismo nessa reportagem, entretanto, que enfoca a defesa que o governo Bolsonaro faz da ideia igualmente equivocada de que o nazismo foi um movimento de esquerda.
Segundo um especialista citado pelo Poynter, "as elites políticas têm o poder de inserir narrativas de conspiração na opinião política dominante e quase sempre são politicamente motivadas, com efeitos tremendamente polarizadores".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.