Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Imprensa estrangeira vê 'fracasso' e 'inação' do governo contra óleo no NE

Daniel Buarque

22/10/2019 08h54

Uma reportagem da agência de notícias Associated Press publicada em jornais como o Washington Post na segunda-feira diz que a pressão popular e jurídica levou o governo brasileiro a anunciar o envio de tropas para ajudar a limpar manchas de óleo que atingem praias do Nordeste do país.

Para observadores fora do país, parece uma decisão tardia e pouco eficiente de um governo que ignora a crise e busca culpados externos.

Depois de quase um mês de grande atenção internacional em torno do "mistério" a respeito do que teria causado mais um desastre ambiental no Brasil em 2019, o governo de Jair Bolsonaro tem sido alvo de críticas pela falta de ação para diminuir os impactos do vazamento e descobrir sua origem.

"O petróleo chegou a pelo menos 200 praias em nove estados brasileiros, de acordo com o relatório mais recente do Ibama. Oceanógrafos e grupos ambientalistas vêm criticando a resposta do governo como lenta e ineficaz, e muitos brasileiros estão trabalhando para limpar as praias", diz o texto da AP.

No Reino Unido, o tom é ainda mais grave contra Bolsonaro. Segundo reportagem do jornal The Guardian, todo o Nordeste está indignado e agindo para limitar os impactos do "fracasso" e da "inação" do governo.

Segundo um entrevistado citado pela reportagem, o governo Bolsonaro é "míope em compreender a seriedade do problema". O jornal diz ainda que o presidente tem tentado apontar responsáveis externos enquanto evita ação mais séria contra o problema.

"Ninguém sabe de onde é o óleo ou por que ele continua chegando às praias brasileiras. No entanto, embora as redes sociais tenham sido bombardeadas por vídeos de voluntários enrolando grossos pedaços de óleo na areia e colocando-os em sacos plásticos, Bolsonaro procurou culpar primeiro a Venezuela, depois uma 'ação criminosa' para acabar com um grande leilão de petróleo. Ele atacou repetidamente as agências de proteção ambiental como uma 'indústria de multas' e ainda não visitou as áreas afetadas", diz o Guardian.

Segundo um entrevistado citado pelo jornal inglês, "as pessoas do Nordeste estão limpando o óleo das praias com as próprias mãos enquanto o governo federal está imóvel".

A mancha de petróleo no Nordeste tem sido notícia internacional há semanas, e tem afetado a imagem de paraíso turístico das praias do país.

O site argentino Infobae publicou uma reportagem sobre o litoral atingido, e diz que trata-se de um "desastre ambiental sem precedentes".

Na França, publicações como o Parisien e o La Croix publicaram reportagens sobre a mancha de óleo, com fotos mostrando as praias afetadas.

Enquanto isso, o governo tem agido de forma lenta, o que gera protestos na região. "A posição do governo é contra a defesa do meio ambiente", critica um outro entrevistado citado na reportagem crítica do Guardian.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.