Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Chamar tortura de 'besteira' cria precedente preocupante para o Brasil

Daniel Buarque

15/10/2019 17h39

A postura do governo de Jair Bolsonaro em relação às denúncias de tortura em presídios no Pará abre um precedente preocupante para a situação da segurança no Brasil, segundo a análise do instituto internacional de pesquisa InSight Crime.

"Governo do Brasil descarta tortura nas prisões, apesar das evidências crescentes", diz o título de um artigo publicado pelo site da fundação nesta semana.

O texto critica a declaração do presidente, que classificou como "besteira" a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) sobre torturas sofridas por detentos do Pará.

"Enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro estabeleceu uma cultura praticamente de impunidade para as forças de segurança do Estado, a rejeição direta de relatórios oficiais bem-embasados sobre abusos horrendos cometidos por essas mesmas forças cria um precedente preocupante", continua o texto.

Segundo a InSight Crime, o caso junta duas crises no Brasil: a história de superlotação e abandono das prisões e uma normalização de violações dos direitos humanos no Brasil.

"A tortura dentro das prisões brasileiras não é novidade", diz a análise. De fato, são frequentes as menções a presídios brasileiros como lugares de extrema violência e sem nenhuma proteção aos direitos humanos.

Leia também: Violentas, prisões do Brasil têm imagem internacional de inferno medieval 

A InSight Crime é uma fundação de investigação e análise sobre crime organizado no continente americano. O site da fundação publica com frequência análises sobre a situação da segurança no Brasil. Criada em 2010, em Medellin, na Colômbia, a Insight Crime tem apoio do centro de estudos latino-americanos da American University, em Washington.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.