Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil está testando a paciência de investidores de Wall Street, diz Forbes

Daniel Buarque

01/10/2019 07h27

As decisões de adiar a votação da Reforma da Previdência no Senado são um sinal de que 'o Brasil está testando a paciência de Wall Street', diz um artigo publicado no site da revista de economia Forbes.

Segundo a publicação, investidores estão frustrados com o fato de o presidente Jair Bolsonaro não estar dando atenção suficiente à reforma e foca em disputas ideológicas e culturais –uma preocupação frequente de analistas de economia desde o início do governo.

Apesar da crítica à falta de foco, o tom da Forbes dá espaço a uma visão mais positiva da agenda econômica do governo, algo semelhante ao visto em artigos publicados pelo Wall Street Journal, que defendem Bolsonaro em meio a fortes críticas de outros veículos da imprensa internacional de forma geral.

Segundo o artigo, o mercado ainda tem otimismo em relação às propostas para a economia, mas, se a reforma da Previdência fracassar, o ministro Paulo Guedes pode deixar o governo, o que atrapalharia tudo.

"Isso colocaria em risco a agenda de reformas do Brasil em um momento oportuno para as nações emergentes se apresentarem às empresas globais como alternativa à China. O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Enquanto Guedes estiver no governo Bolsonaro, Wall Street acreditará que mais reformas econômicas estão por vir", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo