Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Cenas de jovens presos e torturados no Brasil são comuns, diz jornal inglês

Daniel Buarque

04/09/2019 06h33

O caso do adolescente negro que foi despido, amordaçado e chicoteado por furtar chocolate em um supermercado na zona sul de SP ganhou repercussão internacional.

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian, o registro é chocante até mesmo considerando "os padrões brasileiros de racismo e crueldade".

O caso se torna relevante na perspectiva internacional por expôr duas imagens muito fortes relacionadas ao Brasil no resto do mundo: a violência e o racismo. É comum reportagens na mídia internacional destacarem o quanto negros e pobres costumam ser alvos mais frequentes dos altos índices de violência no país.

Segundo o jornal, "cenas de ladrões –geralmente jovens homens negros e adolescentes– sendo amarrados, torturados e mesmo assassinados são comuns no Brasil".

A publicação deu espaço a vozes que comparam o caso registrado em 2019 com a violência contra escravos no Brasil. "É como uma cena de séculos atrás", diz um dos entrevistados. O jornal explica ainda que a divulgação do vídeo registrando a tortura mostra o quando o racismo está enraizado no Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.