Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Sob Bolsonaro, Brasil cria geração de exilados políticos, diz jornal inglês

Daniel Buarque

16/07/2019 04h21

Uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian neste mês diz que uma nova geração de exilados políticos teve que deixar o Brasil governado por Jair Bolsonaro para poder sobreviver. "Políticos, acadêmicos e escritores tiveram que fugir um clima de ameaças de morte e hostilidades que lembram a ditadura militar", diz o jornal.

O texto fala sobre o aumento de relatos de pessoas deixando o país por perseguição, e detalha os casos de Jean Wyllys, da pesquisadora Marcia Tiburi, da feminista Debora Diniz e do ativista Anderson França.

"Todos os quatro exilados descrevem um coquetel de ameaças de milícias, extremistas de direita e um fórum niilista da dark-web cujos usuários vomitam ódio por esquerdistas, mulheres e negros", diz o Guardian.

O jornal diz que muitas das ameaças coincidiram com mentiras e acusações compartilhadas pela internet por seguidores do presidente. A reportagem também ressalta que grupos de milicianos envolvidos em ameaças deste tipo "foram ligados à família de Bolsonaro".

"A ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985 exilou políticos, dissidentes, artistas e acadêmicos de esquerda. Décadas mais tarde, proeminentes esquerdistas e ativistas brasileiros estão novamente deixando o país, mas desta vez eles estão fugindo das ameaças de morte de extremistas de direita e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro", diz o Guardian.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.