Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Para think tank conservador, Bolsonaro decepciona e fracassa na economia

Daniel Buarque

2017-06-20T19:16:34

17/06/2019 16h34

O presidente Jair Bolsonaro teve um "desempenho decepcionante" em seus primeiros seis meses no governo brasileiro, e fracassou na tentativa de equilibrar as finanças do país, segundo o analista de economia global Desmond Lachman. A avaliação foi publicada em um artigo publicado no site do think tank conservador American Enterprise Institute, do qual Lachman é membro.

A eleição de Bolsonaro, ele explica, "elevou as esperanças do Mercado de que ele revitalizaria a economia brasileira, construiria um consenso político para a tão necessária reforma previdenciária e colocaria as finanças públicas em um caminho mais sustentável. Até agora, ele não conseguiu ter muito progresso nessas áreas enquanto se engajava em políticas divisivas, e sua administração foi despedaçada por disputas internas", diz o artigo.

Especialista em macroeconomia global, Lachman atuou como vice-diretor no departamento de políticas de desenvolvimento do FMI. Seu texto revela a frustração de analistas do mercado internacional e entre conservadores com a falta de avanço das políticas implementadas pelos primeiros meses de Bolsonaro no poder.

"Um plano abrangente de redução orçamentária ainda está para ser apresentado, e o estilo discordante de Bolsonaro o impediu de construir apoio do Congresso para seu plano de reforma previdenciária."

Lachman vem acompanhando de perto a movimentação da economia e da política brasileira e publicando artigos analisando de forma crítica a situação do país. Há um ano, antes da eleição de Bolsonaro, ele escreveu alertando que o Brasil precisava urgentemente de reformas ou afetaria toda a economia global. Em seguida, disse que a situação do Brasil precisava ser acompanhada detalhadamente pelo governo de Donald Trump e pelo Banco Central norte-americano na hora de formular as políticas monetárias e de comércio exterior dos EUA.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.