Topo

Blog do Brasilianismo

Revista dos EUA defende realinhamento da diplomacia do Brasil sob Bolsonaro

Daniel Buarque

29/04/2019 05h45

As mudanças na política externa brasileira desde o início do ano, um dos temas mais controversos do governo de Jair Bolsonaro, foram avaliadas por um artigo publicado na revista americana The National Interest. Enquanto a maioria dos analistas externos até o momento criticam as propostas do novo governo e apontam o risco de isolamento do Brasil e de perda de soft power, a publicação faz um balanço do que foi feito até o momento e defende o realinhamento da diplomacia do Brasil.

"Se Bolsonaro continuar a pressionar pela privatização da infraestrutura e levar adiante uma drástica redução na burocracia, então o investimento estrangeiro provavelmente virá em seguida. O realinhamento do Brasil provavelmente será visto como um passo positivo na direção certa", diz o artigo.

O texto analisa as primeiras viagens de Bolsonaro ao exterior –aos Estados Unidos, Israel e Chile– e argumenta que as mudanças propostas têm foco em promover um aumento do comércio exterior com esses países.

"O movimento em direção ao livre comércio, os laços mais próximos com as democracias do mundo e a cooperação regional não queimada pelo petrodólar da Venezuela e pelo 'socialismo do século XXI' parecem ter um resultado positivo para o Brasil", diz.

A revista The National Interest é publicada pelo think tank americano Center for the National Interest, que promove debares e discussões sobre a política externa americana. A publicação deixa claro que seu enfoque não é apenas questões de política global, mas "interesses americanos".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo