Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Lula teve julgamento justo, diz embaixador em resposta a políticos ingleses

Daniel Buarque

2015-04-20T19:05:51

15/04/2019 05h51

Em carta ao Guardian, diplomata respondeu a parlamentares que publicaram um texto dizendo que o ex-presidente é um preso político. Segundo ele, a acusação é ofensiva para um país democrático e suas instituições, e também completamente ignorante em relação aos fatos do caso.

Depois de publicar uma carta de parlamentares britânicos chamando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de preso político, o jornal britânico The Guardian publicou no fim de semana uma carta do embaixador brasileiro em Londres, Fred Arruda, respondendo às críticas. Segundo o diplomata, o Judiciário brasileiro é totalmente independente, o processo legal foi respeitado e Lula teve um julgamento justo.

Chamar Lula de preso político "é não apenas ofensivo para um país democrático e suas instituições, mas também completamente ignorante em relação aos fatos do caso", diz a missiva.

"O caso de Lula já foi analisado por diferentes juízes em diferentes níveis de jurisdição. Qualquer sugestão de que sua condenação –ou a de qualquer réu no sistema judiciário brasileiro– poderia ser politicamente motivada é absurda e desconsidera o alto profissionalismo e independência das instituições democráticas brasileiras", diz o embaixador.

O texto também ressalta que outros políticos de diferentes partidos, além de empresários, "também foram investigados, processados, condenados e presos".

A publicação da carta reforça o papel do Guardian como veículo de grande debate político sobre o o Brasil. O jornal inglês se tornou nos últimos anos uma importante plataforma para a publicação de manifestações sobre a situação do país, com cartas de acadêmicos, intelectuais e parlamentares (geralmente mais alinhados à esquerda) e respostas de embaixadores defendendo o governo e a imagem da democracia do Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.