Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Financial Times diz que militares viraram a voz da moderação no governo

Daniel Buarque

2002-04-20T19:05:00

02/04/2019 05h00

Em meio à disputa política sobre o sentido do golpe de 1964 e a tentativa do presidente Jair Bolsonaro de promover comemorações do aniversário do início da ditadura, o jornal de economia Financial Times diz que os militares estão se destacando como a voz da moderação dentro de um governo marcado pelo populismo.

"Seu papel é cada vez mais visto como crucial não apenas para manter a coesão social, mas também para ajudar a restaurar o crescimento econômico", diz o jornal.

Segundo o FT, o estilo de governo de Bolsonaro tem começado a alienar outros políticos e ameaçado os esforços para aprovar reformas econômicas no Congresso. Neste contexto, explica, os militares aparecem como a voz que tenta conter divisões –chamados de "adulto na sala" por um entrevistado.

O papel dos militares no governo é perceptível também na força que tem acumulado o vice-presidente Hamilton Mourão, segundo o jornal de economia. O FT destaca que a postura de Mourão no governo é bem diferente do estilo marcado por declarações polêmicas dele antes de chegar ao poder.

"Em um país com uma história de vice-presidentes subindo ao cargo mais alto, analistas se perguntam se o general Mourão já não está aguardando para se tornar presidente", diz. O jornal usa o termo "president-in-waiting" para se referir a essa posição de Mourão, o que poderia ser traduzido para algo como "presidente em espera".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.