Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Recuo sobre embaixada em Jerusalém é noticiado com frustração em Israel

Daniel Buarque

2029-03-20T19:13:25

29/03/2019 13h25

Às vésperas da chegada do presidente Jair Bolsonaro a Israel para uma visita oficial, a imprensa local noticiou, em tom de frustração, o recuo do governo em sua promessa de mudar a embaixada do país para Jerusalém.

Bolsonaro "provavelmente não vai anunciar a mudança da embaixada", diz o título da reportagem publicada pelo site do Times of Israel. "O presidente do Brasil voltou atrás na promessa da embaixada em Jerusalém?", questiona a rede Arutz Sheva. O jornal Jerusalem Post usou um título semelhante, mas sem interrogação. "Bolsonaro recua sobre a mudança da embaixada a Jerusalém, diz que pode abrir um 'escritório de negócios' em seu lugar", diz o jornal Haaretz.

As reportagens de quase todas as publicações locais em inglês ressaltaram que a mudança da embaixada havia sido uma promessa de campanha de Bolsonaro.

"Depois de assumir o poder em janeiro, Bolsonaro reiterou sua promessa de seguir a liderança do presidente dos EUA, Donald Trump, na mudança da embaixada para Jerusalém. Mas nos últimos dias o presidente e outros membros do governo pareceram recuar da ideia, alegando que a questão ainda está sendo considerada", diz o Times of Israel.

O Jerusalem Post cita o chanceler Ernesto Araújo para indicar que a mudança da embaixada ainda está sendo estudada.

A imprensa israelense também destaca que o recuo se deu por conta das relações comerciais entre o Brasil e países árabes.

O Times of Israel cita ainda a vice-ministra de Relações Exteriores de Israel, Tzipi Hotovely, que disse durante a semana ainda esperar que a mudança fosse anunciada durante a visita de Bolsonaro.

"Vemos Bolsonaro como um 'gêmeo' de Trump, e que ele está muito interessado em cumprir suas promessas eleitorais. E a mudança da embaixada era uma delas", disse.

O Haaretz explica que Bolsonaro e Netanyahu vão se encontrar em Jerusalém para assinar acordos bilaterais.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.